13 Dicas Valiosas para Aumentar o Alcance Orgânico no Facebook

alcance orgânico no Facebook

13 Dicas Valiosas para Aumentar o Alcance Orgânico no Facebook

Dando continuidade ao assunto do artigo: Edgerank: Tudo (e mais um pouco) sobre o famoso Algoritmo do Facebook, desta vez eu trago para vocês 13 dicas valiosas para sua página ter maior alcance orgânico no Facebook.

Pesquisas recentes apontam que esse alcance orgânico no Facebook está em torno de 2%, ou seja, de 100 pessoas que curtem a sua página, apenas 2 irão ver as suas atualizações em seus feeds de notícias.

Mas mesmo com todas essas mudanças que acabaram diminuindo drasticamente o alcance orgânico, ainda existem algumas práticas que podem te ajudar a aumentá-lo, o que consequentemente aumentaria as interações com suas publicações.

E é exatamente sobre essas práticas que eu vou explicar agora, portanto, continue comigo.

1. Preocupe-se com o conteúdo e seja relevante

Através de suas pesquisas, o Facebook descobriu que os seus usuários se interessam mais pelas atualizações dos seus amigos e das páginas que seguem, e menos por conteúdos promocionais.

Ou seja, se você posta apenas conteúdos direcionados a venda, achando que está fazendo tudo certo, lamento lhe dizer que você está muito enganado, e que provavelmente esteja prejudicando o seu alcance orgânico no Facebook.

Eu recomendo você a seguir a regra dos 80/20, ou seja, crie 80% de posts com conteúdo de qualidade e relevante para os seus fãs, e apenas 20% de posts vendendo os seus produtos ou serviços.

Muito mais do que apenas querer vender, entregar conteúdo de valor, que realmente capte a atenção das pessoas, ou que ensine alguma coisa para elas, é fundamental para o bom desempenho da sua página no Facebook e para o seu negócio conseguir converter esse desempenho em vendas.

Você precisa fazer com que seus fãs vejam o seu negócio como um parceiro deles, que entende as dúvidas e os problemas que eles enfrentam, e por isso se preocupa em ajudá-los.

O conteúdo a ser produzido para uma fan page, pode variar muito conforme o nicho. Por isso é tão importante saber quem são seus fãs e o que é interessante para eles, para que assim você consiga criar um conteúdo de qualidade, que realmente seja relevante e entregue algum valor.

Postar conteúdo irrelevante ou que não tenha nada a ver com o seu negócio, apenas para preencher a linha do tempo, também é uma prática prejudicial para sua página, pois, além de não gerar engajamento, pode fazer com que muitos fãs comecem a ocultar as suas publicações ou mesmo parar de seguir a sua fan page, e isso é péssimo para o alcance orgânico no Facebook.

2. Seja o mais sucinto e objetivo possível

Grande parte das pessoas que acessam o Facebook, o fazem no meio da correria do dia a dia, muitas vezes através de seus smartphones, e por isso preferem visualizar posts mais curtos, pois não dispõe de tempo livre para visualizá-los com calma.

Estudos indicam que posts com conteúdos extensos desencorajam as pessoas a ler, o que não é nada bom para o alcance orgânico no Facebook, uma vez que não geram tanto engajamento, diferente das publicações mais sucintas — com até 250 caracteres — que geram mais interações, pois entregam um conteúdo mais rápido e fácil de ser consumido.

Claro que isso também vai depender muito da proposta da sua página, do tipo de conteúdo que você pretende publicar, das características dos seus fãs e dos testes que você realizar, mas na maioria das vezes procure ser breve na descrição dos posts com imagens e vídeos, e evite textos muito extensos em seus posts puramente textuais.

2. Use mais imagens e muito mais vídeos

No meio de tantas atualizações e informações no feed de notícias, as imagens e vídeos tem o poder de atrair muito mais a atenção dos usuários devido ao seu apelo visual, o que acaba gerando muito mais interações, se comparado a outros formatos de conteúdo.

Só as visualizações de vídeos no Facebook chegaram a 1 bilhão por dia, e pesquisas revelam que o alcance orgânico dos vídeos é cerca de duas vezes maior que o de imagens.

Devido a esses números, o Facebook começou a favorecer os conteúdos em vídeo, principalmente os que são nativos do seu próprio sistema. Por isso, sempre faça o upload dos seus vídeos diretamente do Facebook e evite os vídeos do Youtube.

Não é necessário fazer grandes produções, podendo o vídeo ser gravado até com um celular que possua uma boa câmera, mas tome alguns cuidados básicos com o áudio, a iluminação, o conteúdo e o roteiro, para que a gravação fique boa. E se possível, seja criativo.

Um dos pontos importantes na criação de vídeos, é que ele deve prender a atenção do usuário logo nos 3 primeiros segundos, mesmo sem som, uma vez que o autoplay do feed de notícias do Facebook reproduz o vídeo em silêncio, até que o usuário clique nele.

Um dado importante, é que os vídeos de curta duração, com até 21 segundos, tem muito mais visualizações completas do que vídeos mais longos, e isso também é bom para aumentar o alcance orgânico no Facebook.

Se achar necessário, adicione um botão com uma call to action, convidando o usuário para alguma ação, como por exemplo: “Veja Mais”, “Inscreva-se”, “Faça o Download”, entre outros.

Agora, voltando a falar do uso de imagens, o fato é que elas realmente chamam mais a atenção para o post, do que apenas textos e links. Mas procure utilizar imagens de boa qualidade, pois elas deixam os posts ainda mais atraentes.

Outra dica é utilizar as imagens com as dimensões recomendadas pela própria rede social, pois além de serem visualizadas por completo, também melhoram o alcance orgânico no Facebook.

Confira todas as medidas recomendadas pelo Facebook clicando aqui.

4. Utilize o Facebook Insights

Facebook Insights é a ferramenta de análise disponibilizada gratuitamente para mensurar os dados e os resultados das páginas do Facebook.

Desde a criação da ferramenta, o Facebook vem constantemente aperfeiçoando suas funções, tornando-a cada vez mais completa e indispensável para que os proprietários das fan pages analisem o que está e o que não está funcionando em suas estratégias no Facebook, possibilitando planejar de forma mais precisa as futuras publicações, sem precisar agir por intuição.

Para acessar a ferramenta de Insights do Facebook, você precisa acessar a sua fan page e clicar na aba “Informações”, ou então clicando aqui.

Através dela você encontrará a ferramenta de análise, que é dividida em 11 áreas. A principais são: Visão geral, Curtidas, Alcance, Visualizações da Página, Publicações e Pessoas. Elas trazem uma série de informações sobre seus posts, seus fãs, enfim, praticamente tudo o que acontece em sua página.

Com essas informações você será capaz de descobrir:

– Que tipo de conteúdo gera mais engajamento;

– Como é o desempenho das publicações durante o dia;

– Qual a quantidade e a frequência de posts que gera mais resultados;

– Quais são os horários em que a maioria do seus fãs estão online;

– Quem são seus fãs, qual o sexo, a idade, a localização, etc.

Portanto, se você ainda não usa a ferramenta Facebook Insights, comece a usá-la agora mesmo e explore todos os recursos que ela oferece, pois, por mais que existam práticas que se apliquem à maioria, cada caso é um caso, e apenas os dados que a sua própria página produz, é que podem revelar o que realmente se aplica a ela.

Em resumo, o Facebook Insights é uma ferramenta importantíssima para poder melhorar o desempenho da sua fan page, portanto, use-a sem medo.

5. Publique nos horários em que seus fãs estão online

O horário que você publica seus posts pode fazer uma grande diferença no seu alcance orgânico no Facebook e nos resultados obtidos por ele, principalmente se você publica na sua fan page apenas uma vez por dia, ou somente em alguns dias da semana.

Os momentos de maior alcance e engajamento de uma publicação, são exatamente nas primeiras 3 horas após a postagem, portanto, procure publicar nos horários em que a maioria dos seus fãs estão online, pois isso aumenta as chances do post ser visualizado mais rapidamente e por mais pessoas, aumentando as possibilidades de interação com ele.

Para saber quais são os horários em que a maioria dos seus fãs está online, acesse a ferramenta Insights do Facebook – clicando na aba “Informações” e depois selecionando “Publicações”.

Você também pode acessar nosso artigo completo sobre isso: “Qual o melhor horário para postar no Facebook”.

Para exemplificar, iremos mostrar os dados da nossa página.

print-01

Como é possível observar no gráfico acima, a maior parte dos nossos fãs estão online entre 11h e 21h, sendo assim, os melhores horários para postar são entre 11h e 18h ou no máximo 19h, visto que as publicações tem a maior taxa de engajamento nas 3 primeiras horas, então não seria vantajoso postar as 21h, porque a partir desse horário o número de fãs online começa a cair consideravelmente.

Rolando a página um pouco para baixo, você terá informações sobre o alcance e o envolvimento de todas as suas publicações.

print-02

Se você publica mais de uma vez por dia, teste outras opções de horários para atingir aqueles fãs que acessam em horários diferentes da maioria, pois pode acontecer desses fãs serem mais engajados que os outros.

Se por algum motivo você não tiver tempo de publicar nos horários mais apropriados, você tem a opção de programar a data e a hora das publicações. Você pode, por exemplo, programar o conteúdo do mês inteiro, se preferir.

Para programar uma publicação, basta clicar sobre o botão “Publicar” no canto inferior direito do post que você estiver fazendo, e em seguida clicar em “Programar”, como mostra o exemplo abaixo.

print-07

Ao clicar em “Programar” abrirá uma janela igual a da imagem abaixo. Basta selecionar o dia e colocar a hora exata em que você deseja que o post seja publicado. Feito isso, clique no botão “Programar” e está pronto. Simples, não?

print-08

E evite programar a publicação dos seus posts através de outros aplicativos, pois o Facebook dá preferência para publicações feitas diretamente em sua plataforma.

O mais importante é você entender que no Facebook é necessário sempre realizar muitos testes. Não existe uma fórmula mágica do sucesso.

6. Use o direcionamento para suas publicações orgânicas

Dependendo do tipo de negócio, podem haver fãs com perfis muito variados, que tenham interesses completamente diferentes ou que estejam localizados em regiões muito distantes umas das outras.

Nesses casos, não vale a pena publicar para todos que curtem a sua página, um conteúdo que vá interessar apenas a uma parcela dos fãs, pois você estará desperdiçando o alcance orgânico no Facebook com as pessoas erradas.

A boa notícia, para quem ainda não sabe, é que também é possível direcionar as publicações orgânicas do Facebook. E se você ainda não tem este recurso de direcionamento habilitado na sua página, eu vou mostrar como habilitá-lo.

Primeiramente, acesse a sua fan page e clique na aba “Configurações”, no canto superior direito da página, como mostramos abaixo.

print-09

Em seguida, selecione a opção “Público do Feed de Notícias e visibilidade das publicações”, habilite a opção e clique em “Salvar alterações”.

print-04

Feito isso, volte para a linha do tempo da sua fan page e verifique se aparece o ícone — destacado na imagem abaixo — na hora em que você selecionar a caixa de texto para escrever um novo post.

print-05

Se o ícone estiver ali, é porque a ferramenta de direcionamento foi habilitada. Clicando sobre o ícone irá abrir uma janela com todas as opções de direcionamento disponíveis para as publicações orgânicas, como interesses, idade, gênero, localização e etc., como é mostrado na imagem abaixo.

Assim você não terá mais o problema de entregar conteúdo que não irá interessar a uma parte dos seus fãs, e com isso evita o desperdício do alcance orgânico no Facebook.

print-06

Vale lembrar que a publicação só será mostrada no feed de notícias do público que for selecionado, mas ficará visível na linha do tempo da sua fan page para todos os seus fãs.

7. Mantenha uma frequência nas publicações

A frequência das publicações também podem interferir no desempenho da página. Muito conteúdo pode incomodar os fãs, e pouco conteúdo pode fazer com que a sua página alcance menos pessoas e não gere tanto engajamento.

O ideal é publicar uma ou duas vezes por dia, inclusive nos finais de semana, mas como foi dito anteriormente: publique conteúdo de qualidade e relevante.

Caso não consiga produzir tanto conteúdo assim, e com qualidade, tente postar no mínimo três ou quatro vezes por semana, em dias diferentes.

O recomendado é publicar duas, ou no máximo três vezes por dia, pois a partir da quarta ou quinta postagem, o alcance orgânico no Facebook começa a cair significativamente, além de que, isso pode sobrecarregar seus fãs com tanto conteúdo.

Pesquisas indicam que postar uma ou duas vezes por dia, gera 40% mais engajamento do que três postagens no mesmo período.

Fan pages que postam com maior frequência e que ainda sim conseguem bons resultados, normalmente possuem uma base de fãs muito grande e um conteúdo bastante variado.

Preocupe-se também em manter um intervalo de tempo entre uma publicação e outra, se possível em períodos diferentes, não apenas para não criar concorrência entre seus próprios posts, mas para alcançar uma maior quantidade dos seus fãs, visto que a maioria dos usuários do Facebook não ficam online o dia todo.

8. Estimule seus fãs a interagirem

O mundo atual, com a advento da internet e principalmente as mídias sociais, vem mostrando que as pessoas sentem uma necessidade enorme de opinar e mostrar seus pontos de vista, seja em sites de notícias, fóruns e principalmente nas redes sociais.

Por isso, as vezes o que falta é apenas um simples incentivo para fazer com as pessoas interajam com a sua página. E é exatamente de interação que você precisa para aumentar o alcance orgânico no Facebook.

Por isso, estimule os seus fãs a interagirem, colocando perguntas no posts, pois se o conteúdo for realmente relevante e de qualidade, é quase certo que as pessoas irão aceitar seu convite e interagir.

Você pode, por exemplo, perguntar algo, pedir opiniões, criar desafios, ou então usar um recurso que está muito em alta, que é criar uma imagem mostrando duas ou mais alternativas, e na descrição fazer perguntas simples pedindo para as pessoas clicarem na reação que corresponde a sua resposta, como no exemplo abaixo, tirado da fan page do Canal Combate.

img04

Enfim, use a criatividade e veja que tipo de abordagem funciona melhor para seus fãs. O importante é encontrar a melhor maneira de fazê-los interagir, para poder aplicá-la outras vezes.

9. Seja atencioso e interaja com seus fãs

Quando as pessoas comentam algo em algum post de uma fan page ou em qualquer outro lugar, elas esperam que alguém reaja ou interaja com o seu comentário.

E quando esse comentário é feito em sua página do Facebook, você precisa mostrar que está atento e que se preocupa com as pessoas que interagem com a sua fan page.

Portanto, quando alguém comentar suas publicações, de uma atenção especial e responda aos seus questionamentos, ou apenas curta e agradeça o comentário, marcando a pessoa na resposta, e se preferir, com um emoji no final.

Todas as pessoas gostam de receber atenção e ser bem atendidas, e isso também vale nas mídias sociais, afinal de contas, um bom relacionamento com os clientes é fundamental para o sucesso de um negócio, onde quer que seja.

Além do mais, estas práticas são determinantes para a sua página criar afinidade com estes fãs, aumentando as chances das suas próximas publicações aparecerem no feed de notícias deles.

Caso haja reclamações, avaliações negativas, ou então dúvidas que precisam de mais atenção, convide o usuário para uma conversa inbox, pois assim você terá mais tranquilidade para conversar com ele e saber exatamente o que aconteceu, ou o que está acontecendo.

Aliás, todo tipo de interação no Facebook é levado em consideração para o EdgeRank, inclusive as conversas inbox, portanto, sempre que as pessoas entrarem em contato com você através de uma mensagem privada, responda elas, para que a sua fan page não perca pontos de afinidade e também para que você não perca oportunidades de negócio.

Outra dica muito importante, é jamais discutir com clientes online, seja nos comentários, nas avaliações ou mesmo inbox. Tente sempre resolver da melhor maneira possível, pois situações desse tipo costumam repercutir muito mal e podem prejudicar seriamente o seu negócio.

10. Evite usar hashtags no Facebook

As pessoas acham erroneamente, que quanto maior o número de hashtags, maior será o alcance orgânico no Facebook e consequentemente o engajamento. Mas não é bem assim que funciona.

Diferente do que acontece no Twitter e no Instagram, as hashtags não aumentam o alcance e nem o número de engajamento das publicações no Facebook. Muito pelo contrário, na maioria dos casos, elas diminuem o alcance.

Usar mais de duas hashtags na mesma publicação então, fará com que o alcance diminua ainda mais, e assim sucessivamente, conforme mais hashtags forem usadas.

Não que não seja possível usar hashtags, mas não utilize-as em todas as publicações da sua fan page, e quando for utilizá-las, faça isso adequadamente.

Você pode, por exemplo, pesquisar por hastags relevantes e que normalmente são utilizadas pela sua audiência, mas que também tenham alguma ligação com o segmento em que o seu negócio está inserido e/ou com a sua publicação.

11. Atraia fãs de verdade e interessados na sua página

Se você é daqueles que consideram o número de curtidas de uma fan page como um indicador de sucesso no Facebook, lamento em dizer que você está redondamente enganado.

Pode até parecer interessante ter uma fan page com milhares de curtidas, mas de que adianta tudo isso se quando você for analisar as publicações na linha do tempo da sua página, perceber que o engajamento dos fãs é mínimo.

É muito mais vantajoso ter mil fãs de qualidade, engajados com a página, e com grande potencial de virem a se tornar clientes do seu negócio, do que 10 mil fãs que — apesar de terem curtido a sua fan page — não recebem suas atualizações porque nunca interagiram com ela, simplesmente por falta de interesse.

Isso apenas fará com que o EdgeRank interprete que o seu conteúdo não tem qualidade, fazendo com que o seu alcance orgânico no Facebook diminua cada vez mais, tudo por culpa de um número que não condiz com a realidade, ou seja, de fãs que não são fãs de verdade, mas que por algum motivo curtiram a sua página.

12. Compartilhe a publicação da sua fan page em seu perfil

Se você utiliza bastante o seu perfil pessoal no Facebook, e principalmente se tiver uma grande quantidade de amigos com os quais interaja frequentemente, essa estratégia pode trazer bons resultados, dependendo — é claro — do seu ramo de atividade.

A estratégia consiste simplesmente em compartilhar um post da sua fan page no seu perfil pessoal, logo após ele ter sido publicado na página.

Mas tome cuidado para não transformar o seu perfil, em um “perfil de negócios”, pois o seu perfil é de uso pessoal, para compartilhar coisas pessoais e conversar com amigos e familiares, e muitos desses amigos não o são por causa do seu negócio, sendo assim podem não se interessar por suas publicações.

Enfim, tenha bom senso e não compartilhe tudo que a sua fan page publica. Dê preferência aos posts mais importantes, que realmente irão entregar algum valor aos seus amigos.

13. Impulsione para sua base de fãs

Uma vez que o Facebook entrega o seu conteúdo a apenas uma pequena porcentagem dos seus fãs — que normalmente já são aqueles que mais interagem com a sua fan page — o restante não irá ter a chance de vê-las, a não ser que você impulsione seus posts para eles.

Ok, aí você vai me questionar: Mas isso não é alcance orgânico!?

E eu te respondo: Realmente não é, mas pode aumentar o seu alcance orgânico no Facebook.

Pense comigo. O Facebook entrega o conteúdo da sua página para cerca de 2% dos seus fãs, mas isso se eles estiverem online nas primeiras horas do post e conforme for a interação dos primeiros fãs a receberem o conteúdo.

Por exemplo, se a sua fan page tiver 10 mil seguidores, e se após uma hora que um novo post tiver sido publicado, ele já tiver alcançado 1% desses fãs, mas sem gerar nenhuma interação, pode ser que ele vá para geladeira mais cedo e nem chegue aos 2% de alcance orgânico, pois se esse 1% de fãs não interagiram, muito provavelmente seu post irá perder espaço para conteúdos mais relevantes.

Agora, se você começar a impulsionar os seus posts frequentemente e eles alcançarem, em média, uns 20% dos seus fãs, com uma média de interação chegando aos 5%, você vai conseguir aumentar essa porcentagem de alcance orgânico no Facebook aos poucos, uma vez que a cada nova interação de um fã, a sua página vai ganhando pontos com ele, podendo fazer com que suas futuras publicações orgânicas comecem a ganhar espaço na feed de notícias desse fã.

Com isso, aqueles 2% de fãs que interagiam através do alcance orgânico no Facebook, agora são 5%, sendo assim, em sua próxima publicação, você terá uma probabilidade maior de encontrar um número maior destes fãs online logo nas primeiras horas de vida do post, que são exatamente os momentos de maior alcance e engajamento.

E com mais pessoas online, maiores também as chances de interação, aumentando a possibilidade de alcançar mais fãs e amigos desses fãs organicamente.

Outra vantagem é que você pode investir valores baixos e pontuais para anunciar no Facebook, mas que já podem trazer resultados muito melhores, se comparado aos resultados obtidos apenas com o alcance orgânico.

É possível aumentar seu alcance orgânico no Facebook. Agora é com você!

Seguindo essas 13 dicas, tenho certeza que aos poucos, não só o seu alcance orgânico no Facebook irá aumentar, mas também o alcance e a eficiência dos seus anúncios.

Claro que o alcance não vai aumentar da noite para o dia, pois essas práticas demandam tempo e dedicação. Mas pelo menos agora você já sabe o que precisa ser feito, então é só começar e ver os resultados aparecerem.

Se gostou do artigo, mas ainda tem dúvidas ou alguma sugestão a fazer, deixe um comentário abaixo.

Boa sorte com a sua fan page e até o próximo artigo!

Clique para baixar o e-book!

Comentários

Comentários