Comunicação Visual Empresarial: Entenda o Que é e Qual a Sua Importância Para os Negócios

Comunicação Visual Empresarial: Entenda o Que é e Qual a Sua Importância Para os Negócios

Comunicar é o mesmo que informar, transmitir uma mensagem, portanto, a comunicação visual, como o próprio nome já sugere, é a transmissão de uma mensagem através de elementos visuais.

Nós estamos constantemente recebendo mensagens visuais, transmitidas por diversos meios de comunicação que nos atingem de todos os lados, como, por exemplo:
 

  • da internet (em smartphones, tablets e computadores), da televisão ou do cinema;
  • das sinalizações empregadas em locais públicos e com grande fluxo de pessoas e/ou veículos, como parques, shoppings, hospitais, aeroportos, etc.;
  • das fachadas e veículos das empresas, bem como seus materiais promocionais, como flyers, folders, cartazes, banners, faixas, anúncios em outdoors, etc.;
  • além de jornais, revistas, entre outros.

 
Comunicação visual é todo meio de comunicação que se utiliza de elementos visuais para  transmitir uma mensagem, como: signos, sinais, símbolos, ilustrações, gráficos, tipografias, tabelas, cores, fotografias, vídeos, entre outros.

Transmitir uma informação textual acompanhada de elementos visuais, é mais atrativa e tem um maior poder de informar, educar ou persuadir as pessoas, sendo mais eficaz do que apenas o uso da escrita, uma vez que as informações visuais atingem o receptor instantaneamente, diferente das informações textuais que precisam ser lidas e interpretadas.

Dependendo da situação, é possível até dispensar o uso de um texto descritivo ou de uma legenda, como é o caso das sinalizações de trânsito que se utilizam de semáforos, faixas pintadas no asfalto, além de placas apenas com setas ou pictogramas.

Porém, para que a comunicação visual empresarial seja eficaz, é necessário o conhecimento em linguagem visual, para que a mensagem seja transmitida de maneira assertiva para o receptor.
 
 

O Que é Linguagem Visual?

 
A comunicação visual é composta por uma série de elementos (pontos, linhas, formas, cores, etc.) que são a matéria-prima de toda a informação visual, capazes de gerar associações e sensações a que podem despertar diferentes percepções do público.

O entendimento dos significados destes elementos visuais como representação de ideias, bem como da organização e a ordenação de tais elementos em uma composição compreensível, bi ou tridimensional, são fundamentais para o desenvolvimento de uma comunicação visual eficaz.

O processo psicológico da percepção é automático e ocorre muito rapidamente, iniciando-se inconscientemente, com o uso de pistas para formar e reconhecer conceitos.

E a importância do design na comunicação das empresas é justamente focar nos elementos visuais que levam à essas percepções desejadas, caso contrário, a escolha errada dos elementos pode transmitir uma mensagem errônea, causando más impressões e podendo influenciar diretamente no sucesso ou no fracasso do negócio.
 
 

A Comunicação Visual Empresarial

 
Um erro que pode custar muito caro para os negócios, mas que a maioria das empresas ainda cometem, principalmente as que estão iniciando suas atividades, é a falta de preocupação com a sua comunicação visual e com apresentação profissional do seu negócio.

Sabemos que quem está começando, normalmente não conta com muitos recursos, o que leva o investimento em comunicação visual ficar em segundo plano.

No entanto, o caminho para levar o seu negócio mais rápido ao sucesso é exatamente o de comunicá-lo da maneira correta, principalmente no início de suas atividades, que é um momento crucial na trajetória de qualquer negócio.

Não dar a devida importância para isso, é fechar portas para muitas oportunidades de negócio, podendo gerar, inclusive, uma imagem de amadorismo ou despreparo para a sua empresa, e isso muitas vezes é desastroso para os negócios.

O fato é que, em um mercado cada vez mais concorrido, uma comunicação visual de qualidade pode ser o ponto principal de diferenciação em relação a concorrência, e a base de uma comunicação visual assertiva é a criação de um logo profissional e de uma identidade visual consistente.
 
 

Exemplos de Comunicação Visual

 
Diferente do que muitos pensam, a comunicação visual de uma empresa é muito ampla, visto que pode envolver praticamente tudo o que entra em contato visual com os clientes, e não apenas placas ou fachadas.
 

  • Itens de sinalização interna e externa (mapas, letras-caixa, placas, totens, etc.);
  • Itens de papelaria (cartão de visitas, papel timbrado, envelopes, pastas, etc.);
  • Uniformes de funcionários e veículos plotados;
  • Materiais de divulgação impressa (flyers, folders, catálogos, etc.);
  • Impressão Digital em banners e faixas;
  • Mobiliário urbano, outdoors, painéis, etc.;
  • Adesivos decorativos e promocionais para paredes ou vitrines;
  • Embalagens, rótulos e etiquetas de produtos;
  • Sites institucionais, hotsites, blogs, lojas virtuais, landing pages;
  • E-mails marketing e assinaturas de e-mails;
  • Postagens e imagens de capa e perfil para redes sociais;
  • Materiais digitais (infográficos, e-books, etc.);
  • Livros, revistas, jornais, manuais, relatórios, etc.

 
 

Dica: Não Queira Economizar Bem Agora

 
Quando você procurar, vai encontrar diversos profissionais e agências de design para desenvolver a comunicação visual do seu negócio, bem como inúmeras empresas para a confecção dos materiais.

Porém, fique atento para que possíveis economias bem nesta hora tão importante, não resultem em grandes gastos no futuro, com possíveis redesigns ou com a confecção de novos materiais de comunicação visual.

Por isso, invista em empresas sérias e capacitadas para cuidar de toda a comunicação visual do seu negócio, tanto para criação as do design, quanto para produção dos materiais.

De nada adianta também investir todo dinheiro com a confecção, escolhendo os materiais de melhor qualidade, se o design não for profissional, assim como não adianta investir em design, e economizar na confecção dos materiais.

O sucesso da comunicação visual da sua empresa vai depender do conjunto para que transmita credibilidade e profissionalismo.
 
 

Considerações Finais

 

Uma comunicação visual de qualidade é fundamental para que o seu negócio transmita mais profissionalismo e credibilidade, além de criar um diferencial competitivo em meio à concorrência.

Portanto, evite economizar bem nesta hora tão importante na trajetória da sua empresa, de modo que isto não resulte em mais gastos no futuro com possíveis redesigns, ou com a confecção de novos materiais de comunicação visual.

E não se esqueça de contratar os serviços empresas sérias e capacitadas para cuidar da comunicação visual do seu negócio, tanto para criação do design, quanto para produção dos materiais.

De nada adianta investir todo dinheiro com a confecção dos materiais, escolhendo os de melhor qualidade, se o design não for profissional, assim como não adianta investir em design, e economizar na confecção dos materiais.

A sua empresa vai depender muito mais do que apenas boa vontade para ter sucesso, e a comunicação visual é um dos aspectos mais importantes nessa trajetória.

Te desejo boa sorte nos negócios e fique à vontade para curtir, comentar ou compartilhar nas suas redes sociais.

Até o próximo artigo!

Clique para solicitar um orçamento!

Comentários

Comentários