Por que a Criação de Identidade Visual é Fundamental para o Sucesso da sua Empresa?

Criação de Identidade Visual

Por que a Criação de Identidade Visual é Fundamental para o Sucesso da sua Empresa?

É muito comum ver novos empresários encararem a criação de identidade visual como algo secundário e sem tanta importância, principalmente no início de suas atividades, e muitas vezes por falta de recursos financeiros.

Porém, a identidade visual é uma das bases responsáveis por sustentar as estratégias comunicacionais de qualquer empresa, e por isso já precisa ser prevista no plano de negócios, afinal de contas, se a sua comunicação visual for amadora ou ineficiente, ela não transmitirá a credibilidade necessária para que a sua empresa se posicione e se desenvolva no mercado.

Portanto, o projeto da criação de identidade visual para sua empresa é de extrema importância para o sucesso do negócio, e não pode ser deixada em segundo plano, principalmente em um mercado cada vez mais saturado e competitivo em que os empresários se encontram atualmente, do contrário, o seu negócio estará em desvantagem nessa disputa.

O que é identidade visual?

Trata-se do conjunto de elementos que representam visualmente um nome, empresa, produto ou serviço, e que visam traduzir valores e conceitos através dos pontos de contato com o público.

Um projeto de criação de identidade visual tem como objetivo criar uma padronização visual dos elementos que a compõe, a fim de facilitar a fixação de uma marca e a comunicação com os consumidores.

Os principais elementos que podem compor a identidade visual de uma empresa, são divididos em três grupos:

1. Elementos primários

Os elementos primários são a base de todos os demais elementos.

– Logotipo
Item básico e primordial para a criação de identidade visual de uma empresa, o logotipo é a forma particular e diferenciada com a qual o nome da empresa é registrado nas aplicações.

– Símbolo
É um sinal gráfico que pode vir a representar a empresa sem a utilização do logotipo. Precisa ter a capacidade de ser rapidamente identificado e associado ao negócio.

– Marca
É o conjunto formado pelo logotipo e pelo símbolo, normatizado quanto à posição de um em relação ao outro e a proporção entre eles.

2. Elementos secundários

São de grande importância para uma identidade visual, porém sua utilização depende de como serão aplicados.

– Cores institucionais
Embora sejam um elemento secundário, tem grande importância em uma identidade visual, possuindo um elevado grau de pregnância, uma vez que cada cor desperta reações distintas nas pessoas.

– Alfabeto institucional
É composto preferencialmente por uma família tipográfica de fácil disponibilidade e aquisição, incluindo variações básicas, como em itálico e negrito.

3. Elementos adicionais

Podem ser usados para complementar e reforçar o conceito da marca. São eles:

– Grafismos (elementos gráficos, geralmente abstratos);
– Mascotes;
– Normas para layouts de peças gráficas;
– Símbolos ou logotipos alternativos;
– Slogans.

Todos esses elementos deverão ser normatizados e especificados através de um manual de identidade visual, para que possam ser aplicados nos diversos pontos de contato que compõem um sistema de identidade visual (SIV), sem comprometer a integridade da marca, e a fim de trabalhar esse conceito na mente dos consumidores e reforçar a imagem da marca.

Os pontos de contato que podem compor um SIV são a fachada, as placas de sinalização, os cartões de visitas, os itens de papelaria (papel timbrado, envelopes, pastas, etc.), as embalagens, os uniformes, os veículos plotados, o site institucional, as redes sociais, e todas as mídias que veiculem os elementos de uma identidade visual.

Criação de identidade visual: Benefícios

Quando uma empresa tem uma identidade visual, ela passa a vender não apenas um produto ou serviço, mas um conceito, e isso é importante nos negócios, pois os consumidores estão constantemente formando e usando conceitos.

Sendo assim, deve ser dada uma atenção especial quando o assunto é um projeto para criação de identidade visual, pois normalmente é através dela que acontece o primeiro contato com os consumidores, e a partir disso criam-se estereótipos positivos ou negativos em relação à sua empresa.

Um projeto para criação de identidade visual, desde que bem elaborado e alinhado ao público-alvo e aos objetivos da empresa, pode trazer inúmeros benefícios ao negócio, dos quais podemos destacar:

1. Facilita a memorização e identificação da sua marca pelo público;

2. Capta a atenção e cria uma conexão emocional com os consumidores,;

3. Posiciona a sua marca de maneira sólida no mercado;

4. Gera uma primeira impressão positiva sobre a empresa, transmitindo profissionalismo e credibilidade;

5. Evita o redesign precoce da marca e toda a identidade visual, o que significa poupar dinheiro;

6. É capaz de criar originalidade e diferenciação dentro do segmento;

7. Cria um padrão visual consistente, com a repetição dos elementos;

8. Permite mais flexibilidade para viabilizar as aplicações da marca.

9. Estimula e influencia a escolha dos consumidores no momento da compra;

10. Torna uma marca especial para os consumidores, capaz de fidelizá-los.

Considerações finais

Claro que uma identidade visual marcante e versátil não vai fazer as vezes de um mal atendimento ou de um produto ou serviço de baixa qualidade, mas ela é responsável por uma parte importantíssima no processo de transmissão de uma imagem empresarial profissional e confiável.

Portanto, se você deseja criar uma relação de confiança e segurança entre a sua marca e o seu público, então invista adequadamente em um projeto de criação de identidade visual, e comece a colher os frutos deste investimento.

E não se esqueça, na hora de contratar a agência para um projeto de criação de identidade visual, tenha a certeza de estar contando com profissionais capacitados e reconhecidos pela qualidade do trabalho, e não por serem os mais baratos.

Espero ter ajudado você a entender melhor a importância da criação de uma identidade visual para o sucesso da sua empresa. Quer deixar a sua opinião, ou ainda tem dúvidas sobre o assunto? Então deixe sua mensagem nos comentários abaixo, ou então solicite uma consultoria ou um orçamento, e até o próximo artigo!

Clique para solicitar um orçamento!

Comentários

Comentários