O Importante Papel do Design nas Redes Sociais

design nas redes sociais

O Importante Papel do Design nas Redes Sociais

Atualmente, as redes sociais são — para muitos negócios — o principal meio de divulgação e relacionamento com clientes e possíveis clientes, afinal de contas, possuem um alcance e permitem uma segmentação nunca antes imaginado, principalmente para micro e pequenas empresas.

Porém, a quantidade de conteúdo que é produzido e compartilhado a cada minuto nas mídias sociais, só mostra o quão difícil e concorrido é ter a atenção de um usuário — neste caso, entenda-se usuário como possível cliente — pois, em meio a essa enxurrada de conteúdo que nos deparamos a cada dia, passamos a selecionar inconscientemente aqueles conteúdos que nos atraem visualmente.

Por isso, quando tratamos de negócios, é imprescindível investir em design nas redes sociais, pois conteúdo é produzido e compartilhado por muitos, mas o segredo está na forma como esse conteúdo é apresentado.

É mais ou menos como aquela sobremesa perfeita no balcão de uma confeitaria, a qual você come com os olhos, mesmo sem saber se é bom ou não, mas que você acaba comprando porque te chamou a atenção e deu água na boca.

Não que você deva investir em design e esquecer do conteúdo, não é isso que eu quero dizer. Eu quero dizer é que, um bom conteúdo, quando bem apresentado visualmente, fica “irresistível”, assim como a sobremesa no balcão da confeitaria.

Mesmo assim, muitos empresários ainda não percebem o real valor do design e acabam deixando-o em segundo plano, principalmente nas suas estratégias de marketing digital — que envolvem as redes sociais — e com isso acabam não alcançando os resultados esperados.

 

Mas afinal, o que é design?

 

Como já dissemos no artigo “A importância do design na comunicação das empresas”, o design é uma atividade estratégica, técnica e criativa, que tem o propósito de representar visualmente uma ideia ou mensagem, levando em consideração características funcionais e estéticas, com a finalidade de suprir uma demanda ou solucionar um determinado problema.

Um bom projeto de design, assim como em qualquer estratégia de marketing digital, requer pesquisa e planejamento, etapas que são fundamentais para o desenvolvimento do escopo do projeto, que irá alinhar a criação, não só aos objetivos da empresa, mas também aos interesses da sua audiência.

Tudo é pensado e planejado, ou seja, nada é feito ao acaso. Desde a escolha da paleta de cores e da família tipográfica, passando pela criação e composição da peça, até o fechamento do arquivo. E esse alinhamento faz toda a diferença na percepção e na tomada de decisão dos consumidores.

E o design nas redes sociais não é diferente, pois tem a capacidade de viabilizar uma comunicação mais clara e eficiente entre o negócio e o público-alvo, de modo a despertar a atenção e influenciar a percepção desse público em relação a algo, com a finalidade de atrair o seu interesse.

Ou seja, se você já tem um produto e/ou um serviço bons, não há dúvidas de que o design é capaz de agregar valor dentro da estratégia comunicacional do seu negócio, ajudando a criar uma imagem ainda mais positiva na mente do consumidor.

 

A importância do design nas redes sociais

 

O conteúdo sempre foi tido como a base de uma estratégia de marketing digital, mas é importante dar a devida atenção ao design dentro dessa estratégia, uma vez que para acessar determinado conteúdo, é fundamental que aspectos visuais cumpram a função de atrair e guiar o usuário para a conversão.

Essa conversão normalmente é motivada por uma “Call to Action” (Chamada para Ação), e ela pode se dar de diversas maneiras, seja através de um anúncio em uma rede social, um pop-up em um site, um banner em um blog, um botão em uma Landing page, ou qualquer outro meio.

Alguns exemplos de Call to Actions, que provavelmente você já viu em algum lugar, são: “Baixe o e-book”, “Solicite um orçamento”, “Inscreva-se na newsletter”, e assim por diante.

O fato é que, independente da estratégia utilizada, o design — juntamente com o conteúdo — sempre irá figurar como fator determinante, tanto para despertar a atenção do usuário, quanto para influenciar a sua tomada de decisão.

Uma das vantagens da aplicação do design nas redes sociais, em comparação com as mídias tradicionais, é a flexibilidade de otimizar os anúncios através de testes.

Por exemplo: você pode criar dois ou mais anúncios para vender um determinado serviço, diferenciando apenas as cores e as imagens utilizadas. Conforme os resultados forem aparecendo, você tem a opção de pausar as opções que não estão se saindo tão bem, mantendo apenas os que estão performando melhor.

Outro ponto importante e que deve ser levado em consideração, é em relação a página de destino para aonde o usuário será direcionado ao clicar em uma Call to Action.

Independente se for um site, um blog ou uma landing page, é importante que, além de levar o usuário exatamente ao conteúdo que ele clicou para acessar, que a página também possua um layout responsivo (adaptável aos dispositivos móveis), intuitivo e bem resolvido visualmente, além — é claro — de uma boa navegabilidade, proporcionando assim uma experiência agradável para o usuário.

Em resumo, o usuário precisa encontrar todas as informações que procura com rapidez e facilidade, caso contrário você pode ter um índice de rejeição muito grande na sua página de destino, pois a experiência do usuário provavelmente será ruim.

E não esqueça também de investir no design para a elaboração dos possíveis materiais que irão servir de isca para a sua estratégia, como infográficos, e-books, entre outros, pois além de enriquecer o conteúdo, faz com que a boa experiência do usuário seja completa.

 

# Agrega valor e cria diferencial competitivo

 

design-nas-redes-sociais-02

Diversos fatores são fundamentais para o sucesso de empresas que desejam ser competitivas no mercado em que estão inseridas, e o design nas redes sociais surge como um dos diferenciais competitivos mais importantes, decisivos e determinantes nessa trajetória de desenvolvimento e fortalecimento de uma marca.

O design, de um modo geral, é capaz de agregar valor a uma marca, produto ou serviço, mesmo sem o consumidor conhecer a empresa, podendo até dar a impressão de maior qualidade, mesmo sendo similar ao da concorrência, possibilitando inclusive a prática de preços diferenciados.

Em contrapartida, um design ruim ou amador pode levar o público a desconfiar da sua empresa, fazendo com que você perca muitas oportunidades de negócios.

Normalmente, o primeiro contato entre os consumidores e uma empresa se dá através de estímulos visuais, seja por meio de um cartão de visitas, um folder, uma fachada, um site, e cada vez mais através das mídias sociais

Sendo assim, um dos principais “cartões de visitas” de uma marca na atualidade, acaba sendo a sua página ou anúncio em uma rede social, ou seja, se aquele famoso ditado que diz que “a primeira impressão é a que fica” estiver certo, então está na hora de investir em design nas redes sociais em que o seu negócio estiver presente, pois este pode ser o “detalhe” que diferencia uma página de 100 seguidores, para uma de 1.000.

 

# Ajuda na construção de uma imagem sólida

 

design-nas-redes-sociais-03

O design nas redes sociais tem um papel fundamental na construção de uma imagem empresarial sólida, positiva e competitiva, sendo vista como uma poderosa ferramenta, capaz de tornar a comunicação das empresas mais adequada e atraente aos olhos dos consumidores, fortalecendo marcas e ajudando a posicioná-las no mercado.

Toda empresa tem uma personalidade única e a sua identidade visual precisa transmitir essa personalidade de maneira coerente e consistente, a fim de otimizar os valores da marca e construir uma conexão emocional com seus clientes.

E em se tratando de canais de comunicação e divulgação, posso dizer que nunca foi tão acessível e viável criar e construir uma marca sólida, como está sendo depois do advento das redes sociais.

Além de terem aberto um “mundo” de oportunidades para prospectar clientes e se relacionar com eles, as mídias sociais aumentaram muito o alcance de pequenas e médias empresas, e o melhor, possibilitando investimentos muito menores do que era necessário para anunciar nas mídias tradicionais a alguns anos atrás.

Porém, não é por ser acessível e viável que seja fácil.

Ter um logotipo único e uma identidade visual maravilhosa, assim como criar perfis nas principais redes sociais e ter milhares de seguidores, não quer dizer absolutamente nada, se você postar apenas de vez em quando, e ainda por cima conteúdo sem relevância para a sua audiência.

Quando o assunto são as mídias sociais, além de uma identidade visual coerente, também é preciso ter consistência, e não apenas na frequência das publicações, mas principalmente no conteúdo e no design.

Só assim o seu negócio irá conquistar a admiração e a preferência dos consumidores e consolidar o seu lugar de destaque no mercado e no ambiente virtual, caso contrário será apenas “mais do mesmo”.

 

# Ajuda a converter mais com menos investimento

 

design-nas-redes-sociais-04

Tudo que é criado sem um planejamento está fadado ao fracasso.

O problema é que muitas vezes os empresários não percebem isso e continuam comunicando seus negócios da maneira errada, achando que apenas investir em anúncios já seja o suficiente, quando na verdade não é.

Como já dissemos anteriormente, nós passamos a selecionar inconscientemente os conteúdos que mais nos atraem visualmente, e com a quantidade de informações que vem e vão com muita rapidez nas redes sociais, somado ao fato das pessoas estarem cada vez mais sem tempo, também faz com que conteúdos mais visuais e objetivos engajem mais, pois são consumidos mais rapidamente.

Para você ter ideia, estudos comprovam que cerca de 90% das informações transmitidas ao cérebro são visuais, e que o cérebro processa imagens aproximadamente 60 mil vezes mais rápido do que textos, por isso, criar conteúdo visual bom e consistente, é essencial para as empresas que almejam o sucesso nas mídias sociais.

Claro que investir em anúncios é fundamental, mas se não houver também esse investimento em conteúdo e design, pode ser dinheiro jogado fora.

Portanto, um bom planejamento estratégico que envolva o design nas redes sociais, aliado a um conteúdo de qualidade e com o devido investimento, é capaz de acelerar o crescimento e o engajamento da página, reduzindo os custos por envolvimento e convertendo muito mais.

 

Considerações finais

 

O fato é que muitas empresas — mesmo tendo um bom produto, um bom serviço ou um bom atendimento — ainda não conseguem obter bons resultados através das redes sociais, e muito provavelmente o motivo seja a falta de investimentos, tanto em design e/ou conteúdo de qualidade, quanto em anúncios, ou quem sabe até em contratar uma empresa especializada no assunto, pois muitas empresas até investem, mas da maneira errada.

Em contrapartida, quem investe em uma estratégia completa — levando em consideração não apenas a verba para anúncios, mas também a verba para a criação de conteúdo e para o design nas redes sociais — já está colhendo os frutos deste investimento, conseguindo se estabelecer no mercado de maneira mais rápida e consistente.

Portanto, se eu posso te dar uma dica, é: comece a considerar a aplicação do design nas redes sociais em que o seu negócio está presente e leve-o muito mais a sério a partir de agora, afinal de contas, se as maiores e mais valiosas empresas do mundo utilizam o design em suas estratégias comunicacionais, por que você não está investindo nisso para garantir o sucesso do seu negócio?

Espero que tenha gostado do artigo, e como de costume, se ainda tiver alguma dúvida ou observação a fazer, compartilhe com a gente nos comentários abaixo.

Desejo boa sorte nos seus negócios e até o próximo artigo!

Clique para solicitar um orçamento!

Comentários

Comentários