15 Benefícios da Aplicação do Design para Empresas

design para empresas

15 Benefícios da Aplicação do Design para Empresas

A aplicação do design para empresas é sinônimo de inovação, e diferente do que muitas pessoas pensam, a sua utilização vai muito além do visual, pois deve levar em consideração aspectos funcionais, ergonômicos, econômicos, sustentáveis, entre outros.

O design pode ser aplicado nas empresas de diversas maneiras, em uma ou várias etapas do negócio, seja na concepção de novos produtos, no layout de ambientes comerciais, ou mesmo na melhoria dos serviços, mas na maioria das empresas o design é aplicado exclusivamente na parte comunicacional.

E é exatamente sobre o design comunicacional que este artigo irá tratar.

 

O que é design comunicacional?

 

O design comunicacional é uma atividade projetual que consiste no planejamento e construção de mensagens visuais, num processo que busca soluções originais e criativas para comunicar, divulgar e comercializar produtos e serviços.

Na sua aplicação comunicacional, o design para empresas pode envolver a criação e o desenvolvimento de:

  • Logos e identidades corporativas: papelaria, uniformes, plotagem de veículos, etc.;
  • Embalagens: rótulos, sacolas, cartuchos, sachês, caixas, displays, etc.;
  • Projetos editoriais: revistas, livros, jornais, manuais, infográficos, etc.;
  • Mídia impressa: cartões, flyers, folders, catálogos, cartazes, banners, faixas, etc.;
  • Mídia digital: e-mails marketing, interfaces para sites, lojas virtuais e aplicativos, etc.;
  • Anúncios em mídia externa: outdoors, busdoors, mobiliário urbano, etc.;
  • Sistemas de sinalização interna e externa: placas, luminosos, painéis, totens, etc.;
  • Pontos de venda (PDV): stands, expositores, itens de gôndolas, vestuário, etc.;

 

E quando eu falo em design para empresas, eu não me refiro apenas a empresas de grande porte, mas principalmente a micro e pequenas empresas, pois cada vez mais o design vem sendo utilizado em suas estratégias comunicacionais, trazendo inúmeros benefícios.

E é exatamente para falar sobre isso que eu escrevi este artigo!

 

Os 15 principais benefícios da aplicação do design para empresas

 

#1 O design para empresas tem uma função estratégica

 

A aplicação do design para empresas exerce uma função estratégica importantíssima, surgindo como um dos diferenciais mais determinantes na trajetória de empresas que desejam ser competitivas no mercado.

Por isso, seguir um planejamento comunicacional bem alinhado ao negócio e ao seu público-alvo, com os objetivos bem definidos, é fundamental na hora de traduzir visualmente – através de linhas, cores e formas – os conceitos e valores que irão reger toda a comunicação visual da empresa.

 

#2 Cria uma identidade visual coerente para o público-alvo

 

Assim como um logotipo, a identidade visual de uma empresa precisa ser coerente e honesta com aquilo que pretende comunicar, e para quem pretende comunicar, pois não basta ter uma identidade visual linda, se o seu público não se identifica com ela.

É preciso traduzir os objetivos e valores empresariais em conceitos e valores estéticos, que sejam capazes de criar uma conexão com o público-alvo, a fim de tornar a comunicação visual da empresa mais adequada e atraente para essas pessoas.

 

#3 Mantém o padrão visual em todos os pontos de contato

 

Além da coerência, a consistência também é um aspecto fundamental em um projeto de identidade visual, pois ela precisa manter um padrão visual consistente em todos os pontos de contato da empresa, para que a comunicação como um todo faça sentido para os consumidores.

Porém, muitas empresas que não investem adequadamente em design no momento da criação de suas marcas, com o passar do tempo se veem obrigadas a fazer um redesign completo de toda a sua comunicação, com o intuito de transmitir melhor os seus conceitos, valores e objetivos.

Por isso, o ideal é que o investimento em design para empresas seja feito desde o início, reduzindo as chances de um possível redesign da marca – pelo menos a curto ou a médio prazo – o que normalmente vem acompanhado de muitos outros gastos.

 

#4 Transmite credibilidade e profissionalismo

 

Ter um design ruim ou amador para sua empresa pode fazer com que você perca muitas oportunidades de negócio, pois além de transmitir falta de profissionalismo, gera uma má impressão em relação a credibilidade dos seus produtos ou serviços, levando os consumidores a desconfiarem do seu negócio.

Com o investimento adequado e a aplicação de um design profissional, é possível chegar a uma linguagem visual que consiga ser coerente e consistente, a ponto de transmitir o profissionalismo e a credibilidade que as pessoas esperam de uma empresa.

 

#5 Causa uma primeira impressão positiva

 

Normalmente, o primeiro contato entre consumidores e empresas se dá através de estímulos visuais, seja por meio de um cartão de visitas, uma fachada, um site, uma rede social, ou qualquer outro ponto de contato entre eles.

E novamente a aplicação do design se faz fundamental, pois mesmo sem o consumidor conhecer a empresa, é possível causar uma primeira impressão positiva, uma vez que o design associa qualidade e profissionalismo à imagem da marca.

 

#6 Facilita o reconhecimento e memorização da marca

 

Normalmente, a primeira aplicação do design para empresas se dá através da criação de um projeto de identidade visual, que engloba o logo, o símbolo, as cores, a família tipográfica, os padrões gráficos, e assim por diante.

Em uma marca bem resolvida, que leve em consideração as boas práticas do design, alguns destes elementos são capazes de identificar a empresa, mesmo se forem aplicados separadamente, como, por exemplo, a onda da Coca-Cola, ou a maçã da Apple.

A simplicidade destas marcas é o que as torna tão memoráveis.

 

#7 Acelera o processo de entrada e consolidação no mercado

 

A aplicação do design desde o início das atividades de uma empresa acelera o seu processo de entrada e reconhecimento no mercado, fazendo com que o negócio se desenvolva e se consolide de maneira mais rápida e sustentável.

 

#8 Posiciona a sua empresa da maneira correta

 

A aplicação do design para empresas tem um papel fundamental na construção de uma marca forte e bem posicionada no mercado, pois é através do design que os valores e os objetivos da sua empresa serão traduzidos em linguagem visual, para serem transmitidas para os consumidores.

Quanto mais coerente for essa comunicação, mais claro vai ser o posicionamento de uma empresa no mercado.

 

#9 Agrega valor e gera diferencial competitivo

 

Quando fatores como qualidade e preço pouco diferem de uma empresa para outra, o design torna-se um poderoso fator de diferenciação para os consumidores.

Portanto, a aplicação estratégica do design para empresas é uma maneira de agregar valores – tangíveis e intangíveis – a produtos e serviços, e isso gera diferencial competitivo, que possibilita inclusive a prática de preços mais elevados em relação aos da concorrência.

 

#10 É um fator decisivo no momento da compra

 

Uma vez que a aplicação estratégica do design para empresas é capaz de posicionar o negócio de maneira sólida no mercado, agregando valores e criando diferencial competitivo, então podemos afirmar que ele é determinante na tomada de decisão dos consumidores, no momento exato da compra.

 

#11 Comunica com mais eficiência

 

Nosso cérebro está constantemente classificando todas as informações – visuais ou não – que estamos recebendo a todo instante, para saber o que merece ou não a nossa atenção.

E para atrair a nossa atenção visual, é preciso facilitar esse processo de classificação do cérebro, de modo que ele compreenda rapidamente a mensagem que está sendo recebida.

Portanto, seja qual for o ponto de contato entre uma empresa e seus consumidores, quanto mais atraente e direto for o design, maior vai ser a eficiência na transmissão da mensagem.

 

#12 Melhora a experiência do consumidor

 

A solução de design aplicado, ou não, a um determinado ponto de contato de uma empresa, interfere diretamente na nossa percepção em relação ao negócio.

Por exemplo, ao acessarmos através de um smartphone um site com um visual amador e layout não responsivo, muito provavelmente teremos uma experiência ruim, e associaremos essa má impressão com o negócio em si, diferente da associação que faríamos se tivéssemos acessado um site profissional e tido uma experiência positiva.

Portanto, ao tornar a vida das pessoas mais fácil, seja através de um site moderno, uma sinalização eficiente, ou uma embalagem prática, maiores serão as chances da sua empresa proporcionar uma melhor experiência para o consumidor e, consequentemente, transmitir uma boa impressão.

 

#13 Cria uma conexão emocional com os consumidores

 

A aplicação do design para empresas tem o poder de criar uma identificação e uma conexão emocional tão forte com os consumidores, que é capaz de fidelizá-los e transformá-los em verdadeiros promotores da marca.

 

#14 Otimiza os processos e reduz custos

 

Através da combinação de métodos, materiais e tecnologias, e com a otimização dos processos que envolvem o design para empresas, torna-se possível criar soluções que atendam todas as exigências de um projeto, de forma eficaz e viável para o negócio.

Por exemplo, através de algumas adequações para um melhor aproveitamento de papel, é possível evitar o desperdício e reduzir custos na produção de embalagens ou de outros materiais gráficos.

 

#15 Traz um ótimo retorno sobre o investimento

 

O investimento em design pode parecer alto à primeira vista, mas o fato é que empresas que não investiam e passam a investir em design constatam um aumento considerável em suas vendas.

Por isso é tão importante investir no design desde o início, pois muitas empresas não conseguem sobreviver nem ao primeiro ano de suas atividades, na maioria dos casos por falta de uma gestão adequada e de um planejamento estratégico, e por isso acabam deixando de lado justamente o investimento em design e comunicação.

É preciso entender que design não é gasto, é investimento, e que traz um ótimo retorno.

Conseguiu entender como a aplicação do design para empresas tem muito mais benefícios a oferecer para o seu negócio do que você imaginava? E agora, vai continuar desperdiçando tempo e dinheiro comunicando o seu negócio da maneira errada, ou vai fazer o investimento correto? Aproveite para se cadastrar em nossa newsletter!

 

Clique para solicitar um orçamento!

Comentários

Comentários