Facebook Ads: O Guia Completo dos Anúncios no Facebook

Facebook Ads

Facebook Ads: O Guia Completo dos Anúncios no Facebook

Se você não sabe o que é Facebook Ads, ou se você sabe o que é mas não sabe como funcionam os anúncios no Facebook, então você está no lugar certo!

Este artigo é um guia completo sobre o que é, como funciona e todas as possibilidades dessa incrível ferramenta para empreendedores.

A cada novo artigo, nós apresentamos alguns dados atualizados do Facebook. É realmente incrível como a rede social não para de crescer de forma acelerada, sempre buscando a inovação e a melhor experiência possível, seja para seus usuários ou para as empresas que estão presentes nessa poderosa mídia social.

Falando em empresas, o último marco do Facebook foi o fato de que hoje, em abril de 2017, a plataforma já possui 5 milhões de anunciantes ativos. Há apenas 6 meses atrás, esse número era de 4 milhões.

Crescimento rápido, não?

Além disso, mais de 65 milhões de negócios dos mais variados portes e segmentos já possuem uma página no Facebook, e 8 milhões possuem um perfil no Instagram.

Cada vez mais empresas aderem a publicidade no Facebook, principalmente pelo simples fato de que o alcance orgânico, ou seja, o alcance não pago das publicações é muito baixo.

Isso ocorre por causa do algoritmo do Facebook, que faz uma espécie de curadoria do que cada usuário recebe em seu feed de notícias.

Portanto, se o seu negócio, independente do tamanho e ramo de atuação, ainda não está presente nessas mídias, nós da Expressa Design recomendamos fortemente que você comece uma estratégia de marketing nas redes sociais agora mesmo!

Mas vamos em frente, entender mais sobre como funcionam os anúncios no Facebook.

O que é Facebook Ads?

Facebook Ads é a plataforma de anúncios da maior rede social do mundo.

É a partir das ferramentas disponibilizadas na plataforma que nós, empresários, autônomos ou simplesmente usuários, podemos fazer publicidade no Facebook.

Trata-se de uma maneira muito prática, intuitiva e eficaz de levar a mensagem do seu negócio para um grande número de pessoas e, com isso, angariar novos prospects e clientes.

Mas, porque eu devo investir em anúncios no Facebook?

Em primeiro lugar, é importante você entender por que sua empresa deve anunciar no Facebook.

A descrição abaixo, retirada do próprio site do Facebook para empresas, explica isso de forma rápida e direta.

Facebook, um lugar para sua empresa.
As Páginas do Facebook ajudam as pessoas a se conectar com a sua empresa. Os anúncios do Facebook ajudam as pessoas a descobrirem a sua empresa.

Hoje, o Facebook contempla 2 bilhões de usuários. Será que entre essa quantidade enorme de pessoas seus clientes não estão lá? Eu diria que sim, eles certamente estão lá.

O problema é que muitas empresas ou profissionais liberais ainda não perceberam os benefícios e as oportunidades que uma estratégia de marketing digital com foco em redes sociais pode trazer para seus negócios.

Vamos fazer aqui uma simples simulação de impulsionamento de um conteúdo em nossa página. Recentemente, escrevemos em nosso blog um texto exclusivo para advogados e escritórios de advocacia.

Com um orçamento de R$250, o Facebook mostra que a estimativa de pessoas alcançadas será entre 28.000 a 74.000 pessoas. Veja na imagem abaixo:

Impulsionar post no Facebook

E o melhor é que a ferramenta permite direcionar esse anúncio somente para advogados. Mas isso você vai entender melhor mais para frente.

A questão aqui é que muitos profissionais focam seus esforços somente nas mídias tradicionais, como materiais impressos, por exemplo.

Ao investir os mesmos R$250 para a impressão de flyers, fora o valor investido no desenvolvimento do layout e na distribuição, será que você conseguirá atingir tanta gente?

E mais, será que quem vai receber seu material impresso realmente é o público-alvo do seu negócio?

Obviamente nós não somos contra a mídia impressa. Inclusive, isso faz parte do nosso leque de serviços. Nós somos a favor de mesclar o físico e o digital para divulgar as empresas de nossos clientes.

Concluindo este tópico, investir em anúncios no Facebook é uma ótima forma de aumentar a visibilidade e criar reconhecimento para a sua marca, de levar pessoas até o seu site, de capturar contatos (e-mails) e fazer negócios.

Entendendo a estrutura das campanhas de publicidade no Facebook

Uma campanha de publicidade no Facebook Ads possui três níveis em sua estrutura: campanha, conjunto de anúncios e anúncio.

Estrutura das campanhas no Facebook Ads

Campanha: Uma campanha pode conter um ou mais anúncios e conjuntos de anúncios. Você vai definir um objetivo de publicidade no Facebook para cada uma das suas campanhas.

Conjunto de anúncios: Os conjuntos de anúncios podem conter um ou mais anúncios. Você vai definir o direcionamento, o orçamento, a programação e os posicionamentos nesse nível da estrutura.

Anúncio: O criativo utilizado vai formar um anúncio.

Agora que você entendeu a hierarquia das campanhas, vamos para a prática!

Como anunciar no Facebook Ads: Tudo o que você precisa saber para começar

Neste artigo, iremos ensinar a você os passos necessários para criar um anúncio utilizando o Gerenciador de Anúncios do Facebook.

Caso você queira dar os primeiros passos através de uma forma mais simples e rápida, neste artigo nós mostramos como impulsionar um post.

Se você continuou aqui, significa que quer conhecer as diversas possibilidades que encontramos no Facebook Ads, então, clique aqui para acessar o Gerenciador de Anúncios do Facebook e seguir acompanhando os passos apresentados a seguir.

Passo 1: Escolhendo seu objetivo

Objetivos de marketing no Facebook Ads

Na tela acima, encontramos 11 objetivos de marketing no Facebook, que estão subdivididos em 3 categorias. São elas:

RECONHECIMENTO

  • Reconhecimento da marca: Aumente o reconhecimento da sua marca alcançando pessoas com maior probabilidade de se interessarem por ela.
  • Divulgação nas imediações: Promova seu negócio para as pessoas nas imediações.
  • Alcance: Exiba seu anúncio para o máximo de pessoas.

 

CONSIDERAÇÃO

  • Tráfego: Envie mais pessoas para um destino dentro ou fora do Facebook.
  • Envolvimento: Obtenha mais envolvimentos com a publicação, curtidas na Página, participações no evento ou obtenções da oferta.
  • Instalações do aplicativo: Faça mais pessoas instalarem seu aplicativo.
  • Visualizações do vídeo: Faça mais pessoas visualizarem seu conteúdo de vídeo.
  • Geração de cadastros: Gere mais leads de vendas, como endereços de email, de pessoas interessadas na sua marca ou empresa.

 

CONVERSÃO

  • Conversões: Gere ações valiosas no seu site ou aplicativo.
  • Vendas do catálogo de produtos: Crie anúncios que mostram automaticamente produtos do seu catálogo com base no seu público-alvo.
  • Visitas ao estabelecimento: Faça mais pessoas nas imediações visitarem seus pontos comerciais.

 

Após selecionar qual o objetivo ideal da sua campanha no Facebook Ads, defina um nome para a campanha e clique em continuar.

Nome da campanha de publicidade no Facebook

Passo 2: Definindo seu público

Definindo o público no anúncio do Facebook

Na tela acima, você vai definir o público que quer atingir com seu anúncio.

A grande vantagem de anunciar no Facebook Ads é o alto poder de segmentação que a ferramenta possibilita.

Você pode inserir informações específicas sobre o público-alvo do seu negócio, como:

DADOS DEMOGRÁFICOS: Selecione dados como idade, gênero, estado civil, educação, status de relacionamento, local de trabalho, cargo e outros.

LOCALIZAÇÃO: Defina uma cidade, estado, país, ou até mesmo um endereço. É possível, por exemplo, criar um raio ao redor do seu negócio para trazer mais pessoas ao seu estabelecimento.

INTERESSES: Escolha os gostos, interesses, hobbies e costumes das pessoas que deseja alcançar.

COMPORTAMENTOS: Selecione comportamentos de consumo, uso de dispositivos específicos e outras atividades.

CONEXÕES: Alcance os usuários que estão conectados com sua página, aplicativo ou evento do Facebook, ou exclua essas pessoas para encontrar novos usuários.

Além das possíveis configurações de segmentação apresentadas acima, você ainda pode criar Públicos Personalizados e Públicos Semelhantes.

Os Públicos Personalizados podem ser, por exemplo, uma lista de e-mails de clientes que seu negócio já possui, ou seja, pessoas que você já conhece.

Anunciar para pessoas que já compraram de você vai ajudar a fortalecer a relação do seu atual cliente com sua marca, além de estimular novas compras.

Você pode ainda, com a utilização do Pixel do Facebook, alcançar pessoas que visitaram seu site ou que utilizaram seu aplicativo móvel.

Já os Públicos Semelhantes podem ser definidos com base em usuários com características parecidas aos seus atuais clientes, ou seja, pessoas semelhantes a quem já comprou de você, ou então que já seguem sua página.

Essa é uma poderosa função do Facebook Ads que aumenta suas chances de conversar com pessoas que possam se interessar pelos seus produtos ou serviços.

Passo 3: Selecionando o posicionamento do seu anúncio

Posicionamento do anúncio Facebook

Na imagem acima, é possível notar que definimos nosso anúncio para rodar somente no feed de notícias do Facebook em dispositivos móveis, ou seja, nos smartphones e tablets.

É nessa seção que você define em qual local do Facebook seu anúncio vai aparecer. Também é possível selecionar o Instagram, caso seu perfil para negócios esteja sincronizado com sua página do Facebook.

No Facebook, os 3 posicionamentos tradicionais são o feed de notícias do desktop, a coluna da direita (também do desktop) e o feed de notícias móvel. Veja na imagem abaixo:

Posicionamentos anúncios Facebook

Já os anúncios no Instagram aparecem somente para quem está acessando a rede social em um dispositivo móvel.

Posicionamentos anúncios Instagram

O Facebook tem implementado novas configurações e opções de posicionamento, mas neste texto não iremos nos aprofundar nisso.

O que é importante você saber, com base em diversos teste que nós já realizamos, que é melhor criar um anúncio para cada posicionamento separadamente, ao invés de selecionar a opção de Posicionamentos automáticos.

Passo 4: Definindo o orçamento e a programação

Orçamento e programação Facebook Ads

Conforme mostra a imagem acima, é nesta seção que você vai definir o orçamento disponível para o seu conjunto de anúncios do Facebook Ads.

É possível definir um orçamento diário, um valor médio a ser gasto todos dias, ou um orçamento vitalício, o valor máximo que você vai gastar durante a duração do seu anúncio.

Já na parte da programação, você irá definir se o seu anúncio no Facebook será veiculado continuamente a partir da data de criação, ou então dentro de um intervalo de datas que você pode selecionar.

É importante você ter em mente que em qualquer anúncio no Facebook Ads você sempre vai poder pausar ou modificar qualquer configuração a qualquer momento. Portanto, não se preocupe em acertar de primeira!

Agora é hora de escrever um nome para seu conjunto de anúncios que indique o público, a programação e/ou os anúncios contidos nele.

Tudo pronto? Então clique em continuar e vamos para o quinto e último passo!

Passo 5 – Definindo o criativo do anúncio

Criativo anúncio Facebook

Como o objetivo que selecionamos para esse anúncio foi o envolvimento, você pode notar na imagem acima que a opção selecionada está como Usar publicação existente.

Caso você queira Criar novo anúncio, selecione a opção e defina um formato, como mostra a imagem abaixo:

Formatos criativo anúncio no Facebook

Você pode definir para o Facebook mostrar uma imagem única, um vídeo único, uma apresentação multimídia ou um anúncio no Canvas.

Agora, voltando para nosso anúncio utilizando uma publicação já existente, é só rolar a tela para baixo e clicar no botão verde Fazer pedido.

Botão confirmar anúncio Facebook

O Facebook vai processar o seu pedido e voilà!

Anúncio aprovado no Facebook Ads

Como você pode ver na imagem acima, nosso anúncio já foi aprovado diretamente. Isso acontece pois anunciamos na plataforma todos os dias, seja para a própria Expressa Design ou para nossos clientes.

É possível que o seu anúncio demore um pouco para ser aprovado, mas fique tranquilo, se estiver tudo certo logo ele estará rodando!

Dica extra: Design e quantidade de texto na imagem

Para desenvolver o criativo dos anúncios, é importante que você entenda a importância do design nas redes sociais e como ele pode influenciar nos resultados obtidos.

Criar imagens atraentes e profissionais é o primeiro passo para conseguir bons resultados em seus anúncios no Facebook Ads.

Além disso, você ainda pode utilizar as imagens que o Facebook disponibiliza na própria plataforma, através de uma parceria com o banco de imagens Shutterstock.

Mas o principal aqui, é o fato de que o Facebook prioriza imagens com pouco ou nenhum texto. Portanto, se sua imagem contém muito texto, seu anúncio vai ser entregue para um número menor de pessoas, podendo até ser bloqueado.

O Facebook disponibiliza aos usuários uma ferramenta para fazer a análise da quantidade de texto em suas imagens. Você pode acessar a ferramenta clicando aqui.

Veja na imagem abaixo, como funciona a análise automática de verificação de texto.

20% de texto Facebook Ads

Existem 4 categorias de classificação. São elas:

  • Texto da imagem: OK – significa que o seu anúncio será veiculado normalmente.
  • Texto da imagem: Baixa – significa que o alcance do seu anúncio pode ser um pouco menor.
  • Texto da imagem: Média – significa que o alcance do seu anúncio pode ser muito menor.
  • Texto da imagem: Alta – significa que o seu anúncio pode não ser veiculado.

 

Com base nisso, fique atento ao criar as imagens para seus anúncios no Facebook Ads. Se tiver dúvidas, uma boa saída pode ser contratar os serviços de uma agência de design especializada em redes sociais.

Gerenciador de Anúncios do Facebook

Gerenciador de Anúncios do Facebook

O Gerenciador de Anúncios do Facebook é a ferramenta na qual é possível exibir, fazer alterações e ver os resultados de todas as suas campanhas, conjuntos de anúncios e anúncios.

Para acessar o Gerenciador de Anúncios no computador, é só acessar o link: www.facebook.com/ads/manager

Você também pode instalar o aplicativo Gerenciador de Anúncios para Android e iOS em seu smartphone. Saiba mais clicando aqui.

Esperamos que você tenha entendido definitivamente como funcionam os anúncios no Facebook Ads. Agora, aproveite para aprender um pouco mais baixando gratuitamente nosso e-book exclusivo com 5 dicas para alavancar a página da sua empresa no Facebook.

Clique para baixar o e-book!

Comentários

Comentários