Facebook para Empresas: 8 Erros Cruciais que Muitos Empreendedores Ainda Cometem na Rede Social

Facebook para empresas

Facebook para Empresas: 8 Erros Cruciais que Muitos Empreendedores Ainda Cometem na Rede Social

Quase metade dos brasileiros já estão no Facebook. A outra metade logo estará. Para mim, isso já é suficiente para notar uma grande oportunidade em utilizar o Facebook para empresas.

A quantidade de usuários da rede social não para de crescer, e milhares de empresas, independente do porte, já pegaram carona nessa onda. Inclusive, cada vez mais o Facebook investe em novas funções e ferramentas para auxiliar as empresas e melhorar a experiência na utilização da plataforma.

Porém, uma coisa que me incomoda muito, é perceber que muitos empresários ainda cometem o erro de achar que o marketing no Facebook se baseia em criar uma página (ou Perfil) e postar “alguma coisa” de vez em quando. Normalmente, esses empresários não obtém nenhum resultado e acabam desistindo por acharem que o Facebook não funciona para as suas empresas.

Com base nisso, separei neste artigo 8 grandes erros que muitos empreendedores ainda cometem ao utilizarem o Facebook para empresas.

Erro #1 – Postar somente publicações relacionadas à venda

Você deve ter em mente que as pessoas não entram no Facebook para comprar. Elas entram para se relacionar, para ler e contar histórias. Se você quer ter relevância no Facebook você precisa investir em conteúdo. Uma estratégia sólida de Marketing de Conteúdo é a base do sucesso no Facebook para as empresas.

Publicar apenas seus produtos ou serviços não lhe trará bons resultados. Portanto, foque em criar conteúdos atrativos e específicos para o seu público-alvo. Pense nos problemas que sua audiência têm (relacionados ao segmento da sua empresa) e busque ajudar essas pessoas com o seu conteúdo.

Ter um equilíbrio entre as publicações com conteúdo rico e publicações voltadas para a venda é essencial. É dessa forma (pensando no longo prazo) que você ganhará autoridade no seu segmento e passará a confiança que deseja para as pessoas.

>> Para entender como equilibrar suas publicações e conferir outras dicas essenciais de Facebook Marketing, confira nosso e-book com 5 dicas para a página da sua empresa.

Erro #2 – Não ter um calendário de conteúdo (não ter agenda e não planejar)

Postar “às vezes” é um erro clássico que diversas micro, pequenas e até mesmo médias empresas cometem. Porém, consistência é a palavra-chave para quem quer alcançar bons resultados com o Facebook para empresas.

Entendo que, em algumas situações, surgirá uma ou outra postagem “de última hora”. Talvez, algum evento que necessitava a confirmação de uma atração, ou alguma promoção repentina. Isso é normal em alguns segmentos de mercado. Porém, é necessário que sempre haja o conteúdo base, que deverá ser planejado e criado antecipadamente, e o qual sustentará a sua estratégia de conteúdo no Facebook.

Trabalhar com prazos curtos e apertados, na maioria das vezes acaba limitando as possibilidades de criação e desenvolvimento criativo. Portanto, não somente no Facebook como para toda a sua estratégia de Marketing Digital, eu aconselho fortemente que você (ou a empresa que você contratar) planeje e documente as estratégias e ações.

Acredito que você já conheça o perfil das pessoas que mais compram de você. Se ainda não conhece, você deve dar um passo atrás e criar a persona do seu negócio. Pesquise e mapeie a personalidade, os gostos, os desejos, as objeções e todas as possíveis características do seu público-alvo.

Todo o conteúdo que será desenvolvido para sua página no Facebook deve ter uma linguagem adequada para seus clientes e potenciais clientes. Dessa forma, atingindo o público certo e com o conteúdo certo, garanto que seus resultados serão mais satisfatórios.

Erro #3 – Achar que o Facebook é “de graça” (e não investir em anúncios)

Talvez, este seja o erro que mais prejudica os empresários quando pensamos em Facebook para empresas. Achar que anunciar no Facebook é um “gasto” desnecessário, é um grande engano. O Facebook é sim gratuito para as pessoas, mas para as empresas não.

As publicações que você faz através da sua Página do Facebook alcançam apenas uma pequena porcentagem dos seus fãs. Isso ocorre por causa do EdgeRank, algoritmo desenvolvido pelo Facebook para controlar a entrega do conteúdo para cada usuário. Funciona como uma espécie de “curador de conteúdo”, com base na interação de cada usuário com os conteúdos da rede social.

A grande vantagem do Facebook, se comparado com outras opções de mídia paga, é que você pode começar com pouco. Pode, por exemplo, começar com R$5 ou R$10 por dia, e ir aumentando o investimento aos poucos, conforme os resultados forem aparecendo.

Agora, o que você não pode é continuar acreditando no mito de que o Facebook para empresas é “de graça” e não necessita de investimento. Afinal de contas, não é à toa que 2,1 milhões de pequenas e médias empresas já estão anunciando na plataforma.

Por fim, é importante você ter a consciência de que, quanto mais você investir em anúncios, mais acelerado será o seu crescimento no Facebook. Mas claro, de nada adiantará se você não souber COMO utilizar toda essa verba.

Erro #4 – Ter um Perfil “profissional”

Este é um erro que, apesar de parecer simples, muitas empresas ainda cometem. Ter um Perfil para promover a sua empresa e não uma Página do Facebook (Fan Page), pode transmitir um certo amadorismo para o usuário, além de ser uma prática proibida pelo próprio Facebook.

Se você quer utilizar o Facebook para empresas, você precisa ter uma Página do Facebook e não um Perfil. O Perfil é pessoal, ou seja, é o lugar para você se relacionar com amigos, família e compartilha informações da sua vida pessoal.

Já a Página do Facebook, popularizada como Fan Page, é a vitrine da sua empresa no Facebook. É nela que você divulgará todas as informações sobre o seu negócio e se comunicará com clientes e prospects.

Outro ponto muito importante é que você só poderá criar e gerenciar anúncios — assim como visualizar as informações do seu público e das suas postagens — se você possuir uma Página do Facebook.

Erro #5 – Não investir em um design profissional (e só copiar/compartilhar conteúdos de terceiros)

Nós temos até um artigo completo que explica a extrema importância do design na comunicação de uma empresa. Mas aqui, no quinto erro, vou explicar brevemente a relação e importância de um design profissional para a sua estratégia de marketing no Facebook.

O design tem suma importância na comunicação empresarial, possuindo uma função estratégica que influencia a percepção do público, despertando (ou não) a sua curiosidade e o seu desejo.

De nada adianta a sua empresa ter um logotipo excepcional, ou então um website profissional, se o marketing nas mídias sociais deixar à desejar e não seguir a identidade visual do seu negócio.

Você pode sim, vez ou outra, compartilhar alguma publicação externa ou de outra Página do Facebook, mas é importante sua estratégia de Facebook para empresas não se baseie somente nisso. Investir em conteúdo original e de qualidade é fundamental.

Erro #6 – Não monitorar os resultados

É muito normal seus seguidores gostarem mais de certos tipos de postagens do que outras. O que não é normal, é você criar mais postagens semelhantes a outros posts que não engajaram anteriormente. Muitas vezes, um conteúdo que é legal para você, pode não ser legal para seu público.

Você deve analisar o desempenho das suas publicações e eliminar o que não funciona. Veja os posts que nenhuma ou poucas pessoas interagiram, ou seja, que as pessoas não curtiram, comentaram ou compartilharam. O ideal é ter um acompanhamento recorrente e uma constante melhoria em sua estratégia.

Para ter acesso às Informações da Página do Facebook, é só entrar nesse link: https://www.facebook.com/insights/

Erro #7 – “Abandonar” a Página

De forma alguma deixe a sua página abandonada ou desatualizada, pois isso só irá enfraquecer o posicionamento da sua da sua página empresarial no Facebook.

O processo de engajamento e crescimento de uma página é lento, de médio/longo prazo, portanto, seja paciente, persistente, criterioso e sempre entregue muita qualidade em suas publicações.

Administrar uma página no Facebook é um processo que demanda tempo, conhecimento e dedicação. Se você perceber que essa tarefa não irá caber em sua agenda, recomendamos a contratação de um funcionário com experiência em marketing digital, exclusivamente para essa função, ou então a terceirização desse serviço através de uma empresa especializada.

Erro #8 – Demorar para responder

Se você utiliza o Facebook para empresas e se comunica com as pessoas na própria rede social, é comum alguns seguidores entrarem em contato com você através do próprio Facebook.

As pessoas, em sua maioria, tendem a ser imediatistas na internet. Se a sua empresa atender as expectativas de um possível cliente no Facebook, certamente transmitirá uma maior confiança para a pessoa que entrou em contato.

E não, você não precisa ficar o dia todo com o Facebook aberto. Isso mataria a sua produtividade. Mas você pode estipular alguns momentos do dia para conferir sua página e responder as interações.

Caso a quantidade de interações aumente consideravelmente, ou então você não tenha tempo suficiente para monitorar a rede social, a  alternativa ideal é deixar a Página da sua empresa por conta de uma empresa especializada em Facebook Marketing. Dessa forma, você não precisará se preocupar com isso e poderá utilizar todo o seu tempo para a gestão do seu negócio.

Precisa de ajuda?

Se tiver alguma dúvida em como utilizar o Facebook para empresas, envie uma mensagem que terei o prazer de responder.

Caso precise de ajuda com a gestão da sua página profissional no Facebook, estamos dispostos a conhecer e entender a fundo o seu negócio, e criar uma estratégia de Facebook Marketing. Solicite um orçamento.

Se quiser aprender mais, convido você para baixar nosso e-book “5 dicas para alavancar a página da sua empresa no Facebook”. É só clicar na imagem abaixo:

Clique para baixar o e-book!

Comentários

Comentários