A Importância do Design na Comunicação das Empresas

importância do design

A Importância do Design na Comunicação das Empresas

Muitos empresários ainda tem dificuldade em perceber a importância do design na comunicação de uma empresa, e por conta disso acabam deixando essa parte fundamental do negócio em segundo plano, o que no final das contas pode acabar cobrando um preço muito alto.

Deixar de investir em um bom design é abrir mão de uma das principais ferramentas para a divulgação e fortalecimento de uma marca, o que pode acabar atrasando ou até impedindo o desenvolvimento da empresa.

De nada adianta investir todo o dinheiro com o aluguel e a reforma do imóvel, com a compra de equipamentos novos, contratar os melhores profissionais para formar uma equipe qualificada, se ninguém souber que a sua empresa existe.

Da mesma forma que não adianta ter uma marca e uma identidade visual de dar inveja na concorrência, se o seu produto ou serviço não for de qualidade, ou se o que você comunica não condiz com a realidade da sua empresa.

 

Mas afinal, o que é design?

O design é uma atividade estratégica, técnica e criativa, que tem o propósito de representar visualmente uma ideia ou mensagem, levando em consideração características funcionais e estéticas, de modo que o mesmo possa ser produzido em série, a fim de alcançar uma determinada demanda ou solucionar um problema.

O design comunicacional engloba toda a comunicação visual de uma empresa, com o intuito de comercializar e divulgar seus produtos ou serviços, abrangendo a criação de identidades visuais, embalagens, peças gráficas e digitais, livros, revistas, materiais promocionais, placas, painéis, interfaces, websites, entre outros.

Um bom projeto de design requer pesquisa, planejamento e estratégia, etapas que são fundamentais para o desenvolvimento do escopo do projeto, que irá alinhar a criação, não só aos objetivos da empresa, mas também aos interesses do público-alvo.

 

Qual a importância do design e porque investir nele

O design cada vez mais vem se tornando imprescindível nos negócios, pois tem a capacidade de viabilizar uma comunicação mais clara e eficiente, solucionando problemas de comunicação entre empresas e consumidores.

Na comunicação empresarial, a importância do design é enorme, pois ele tem uma função estratégica na atuação das empresas, de modo a influenciar a percepção do público-alvo em relação a um produto ou serviço, despertando a sua curiosidade ou o seu desejo, com a finalidade de atrair o interesse e a confiança desse público para a compra.

Claro que essa confiança pode cair por terra se o produto ou serviço forem ruins, afinal de contas, neste caso o design cumpre apenas com seu papel comunicacional. Mas se o produto ou serviço forem bons, não há dúvidas de que o design agrega valor ao negócio, ajudando a criar uma imagem positiva da marca na mente do consumidor.

Se mesmo grandes marcas já consolidadas mundialmente e líderes em seus segmentos, como por exemplo, a Coca-Cola, a Nike e a Apple, ainda investem milhões anualmente na comunicação das suas marcas, é porque isso tem um propósito mercadológico muito forte e sem dúvida nenhuma gera um grande retorno, caso contrário não haveria o porquê.

Abaixo são listados os 5 principais motivos pelos quais você deve investir no design para a sua empresa.

 

1. A primeira impressão é a que fica

Um bom design tem o poder de atrair o consumidor, mesmo sem ele conhecer a empresa, produto ou serviço, pois agrega valor e associa qualidade a imagem da marca.

Normalmente o primeiro contato entre os consumidores e uma empresa se dá através de estímulos visuais, seja por meio de um cartão de visitas, um folder, uma fachada, um veículo plotado, um site, ou qualquer outro ponto de contato da empresa.

Para que esse contato seja positivo, precisa haver uma conexão entre a marca e o público que se pretende atingir, caso contrário, pode passar despercebido.

Ter um design ruim ou amador para sua empresa, pode fazer com que você perca de fechar muitos negócios, além de gerar uma má impressão em relação a credibilidade dos seus produtos ou serviços, levando o público a desconfiar do seu negócio.

Portanto, se você também acredita que “a primeira impressão é a que fica”, comece a considerar a importância do design nos seus negócios e leve-o muito mais a sério.

 

2. Diferencial competitivo

Diversos fatores são fundamentais para o sucesso de empresas que desejam ser competitivas no mercado em que estão inseridas, e o design surge como um dos diferenciais mais importantes, decisivos e determinantes nessa trajetória de desenvolvimento e fortalecimento de uma marca.

Devido à grande competitividade que as empresas enfrentam atualmente, um bom design pode ser fundamental na tomada de decisão do consumidor, pois agrega valores estéticos e emocionais aos produtos e serviços.

Afinal de contas, sem um bom design, empresas que oferecem produtos ou serviços semelhantes correm o risco de desaparecer em meio a concorrência, ou então de serem vistas pelos consumidores apenas como mais uma empresa entre tantas outras, pois não irão transmitir nenhum diferencial que agregue valor ao negócio.

Nesse contexto, um bom design é capaz de criar esse diferencial competitivo para o negócio, pois tem a capacidade de gerar valor através de uma estratégia de produtos, embalagens e da comunicação da marca, surgindo como uma questão determinante entre a empresa e o mercado onde está inserida.

 

3. Construção de uma imagem sólida e positiva

O design tem um papel fundamental na construção de uma imagem empresarial sólida, positiva e competitiva, e hoje é visto como uma poderosa ferramenta capaz de tornar a comunicação empresarial mais adequada e atraente aos olhos dos consumidores, fortalecendo a marca e ajudando a posicionar a empresa no mercado.

Uma empresa sólida e bem posicionada ganha credibilidade perante a sociedade e seus fornecedores, e ainda fortalece a filosofia interna da empresa, construindo confiança na equipe.

Toda empresa tem uma personalidade única e a sua identidade visual precisa transmitir essa personalidade de maneira coerente e consistente, a fim de otimizar os valores da marca e construir uma conexão emocional com seus clientes.

Não basta uma empresa ter apenas uma identidade visual bonita, mas que não tenha relação nenhuma com o seu público-alvo. Por exemplo, você pode ter uma marca linda para um grupo de jovens com idade até 20 anos, mas ela não vai servir se o seu público-alvo é formado por adultos com mais 40 anos de idade. Portanto, beleza não é tudo, tem que haver coerência.

E quando o assunto é a identidade visual, além da coerência, a consistência também é um aspecto fundamental, afinal de contas, você provavelmente não vai querer que o layout do seu site transmita uma ideia diferente do que a sua marca transmite, ou vai?

Por isso, ao projetar uma marca, é preciso prever a sua aplicação em todos os pontos de contato da empresa, para que a comunicação como um todo faça sentido e mantenha a consistência.

 

4. Reduz o tempo de entrada no mercado

Poucas empresas conseguem reconhecimento sem investir em uma comunicação visual adequada, mesmo tendo um bom produto e um bom atendimento. Isso porque o design comunicacional de uma empresa é parte vital do negócio.

Não que seja impossível uma empresa conseguir algum destaque sem contar com um bom design, mas com certeza o caminho acaba se tornando muito mais longo e árduo. É possível afirmar que não investir em design torna-se um grande desperdício de tempo e de oportunidades na trajetória de uma empresa.

Já um bom design e uma comunicação visual eficiente podem fazer com que uma empresa se estabeleça no mercado de maneira mais rápida e consistente.

 

5. Custo-benefício

Tudo que é criado sem um planejamento está fadado ao fracasso. O pior é que muitas vezes os empresários não percebem isso e continuam jogando dinheiro fora, comunicando suas empresas da maneira errada e investindo em mídias que não geram resultados.

Um bom design, tanto para a marca, quanto para os pontos de contato da empresa, pode aumentar as vendas e também reduzir os custos através de campanhas mais bem alinhadas.

Além disso, é preciso entender a importância do design e fazer o devido investimento desde o início, pois isso reduz as chances de precisar fazer um possível redesign da sua marca no futuro.

Normalmente o redesign de uma marca envolve muitos gastos, principalmente na readequação de toda a comunicação visual da empresa com a aplicação da nova identidade visual, que normalmente engloba a produção de novos materiais impressos, fachadas, uniformes e demais pontos de contato, para que a empresa não fique trabalhando com duas marcas ao mesmo tempo, o que pode gerar confusão para os clientes.

 

Considerações finais

Muitas empresas ainda não compreenderam a importância do design e relutam em utilizá-lo como parte da comunicação dos seus negócios. Outras fazem uso do design apenas por estilo e aparência e algumas até o utilizam de maneira moderada em algum processo de desenvolvimento da marca.

Mas as empresas que realmente se destacam em meio a concorrência, são aquelas que enxergam o design como diferencial competitivo e o utilizam como elemento estratégico na comunicação dos seus negócios.

Portanto, é preciso haver uma mudança de mentalidade por parte de muitos empresários em relação ao investimento no design, pois é preciso entender que se trata de um diferencial competitivo de grande valia para o desenvolvimento de empresas de todos os portes e setores, independentemente do tempo de mercado, mas principalmente no início de suas atividades, pois é exatamente neste momento que as empresas mais precisam transmitir uma imagem positiva, a fim de conquistar a confiança do público e atrair mais clientes.

Agora que você já entendeu melhor a importância do design para os negócios, aproveite para deixar um comentário abaixo, ou clique no banner se precisar de ajuda.

Clique para solicitar um orçamento!

Comentários

Comentários