Como Utilizar a Ferramenta do Instagram para Empresas – Passo a Passo Completo

Instagram para empresas - Instagram Business Tool

Como Utilizar a Ferramenta do Instagram para Empresas – Passo a Passo Completo

O Instagram, ferramenta mobile para compartilhamento de fotos e vídeos, foi lançado em 2010 por Kevin Systrom e Mike Krieger. A rede social ganhou popularidade rapidamente e em abril de 2012 o Facebook adquiriu o Instagram por 1 bilhão de dólares.

Devido a ferramenta ser exclusivamente mobile, ao fato de que as pessoas estão cada vez mais conectadas e que o número de smartphones não para de crescer, muitas empresas passaram a enxergar esta mídia social como uma excelente oportunidade para expor suas marcas, conquistar audiência e se relacionar com clientes e prospects.

Em junho de 2016, o Instagram anunciou o lançamento da ferramenta Instagram Business Tools, voltada exclusivamente para empresas criarem seus perfis de negócios e analisarem a performance de suas publicações.

 

Por que sua empresa precisa estar no Instagram

 

Quem já utiliza o Facebook para divulgar seus negócios já percebeu que cada vez mais o alcance orgânico das postagens está diminuindo. Isso acontece devido às constantes mudanças no algoritmo do Facebook, o EdgeRank.

EdgeRank é o algoritmo responsável por entregar o seu conteúdo, ou seja, se você tem 1000 fãs em sua página, isso não significa que, quando você postar algum conteúdo, todas as 1000 pessoas irão visualizá-lo.

Um estudo da EdgeRank Checker constatou que, entre fevereiro de 2012 e março de 2014, o alcance orgânico médio das Páginas do Facebook caiu de 16% para 6,5%. Outra pesquisa mais recente, da Social@Ogilvy, por sua vez sugere que o alcance orgânico caiu para 2%. Em contrapartida, o número de anúncios no Facebook só cresce. Essa é a forma que os empresários encontraram para continuar atingindo mais e mais pessoas com seus conteúdos.

O Instagram, pelo menos por enquanto, ainda não tem esse filtro, portanto o primeiro motivo para você utilizar o Instagram para empresas é que ele ainda é um oceano azul de oportunidades. Em tese, 100% dos seus seguidores recebem seu conteúdo. Então, quanto antes você entrar e posicionar a sua marca nesta rede social, melhores serão seus resultados.

Outro motivo muito interessante em utilizar o Instagram para empresas é o número de usuários ativos e o constante e acelerado crescimento da ferramenta.

Em abril de 2016, o Instagram tinha 400 milhões de usuários por mês. Dois meses depois, foi divulgado que a rede social já havia ultrapassado a marca de 500 milhões de contas ativas por mês, sendo que 7% (35 milhões) são brasileiras.

Diariamente, 300 milhões de pessoas utilizam o Instagram e são feitas 95 milhões de postagens, que geram em torno de 4.2 bilhões de curtidas todos os dias. Esses números comprovam que o Instagram está em uma curva de ascendência enorme.

O mundo é mobile, o Brasil é mobile e o Instagram é mobile. Ferramentas como WhatsApp e Snapchat cresceram tanto porque ambas são mobile. O celular faz parte do dia a dia das pessoas e isso só aumenta. Não é tendência, não é futuro. É realidade.

Portanto, se você ainda não utiliza o Instagram para empresas, você pode estar perdendo grandes oportunidades de negócio.

 

Como utilizar a ferramenta do Instagram para empresas

 

Com o lançamento do Instagram Business Tools, agora as empresas podem criar perfis profissionais, basicamente como uma Página do Facebook, onde as empresas se comunicam com seus clientes e prospects e tem acesso a informações valiosas do seu público, como idade, sexo, localização, entre outras. E agora tudo isso está disponível também no Instagram.

Para utilizar a ferramenta do Instagram para empresas é necessário que sua empresa já tenha uma Página do Facebook conectada a um perfil no Instagram, com pelo menos 100 seguidores. Dessa forma, você poderá migrar o perfil da sua empresa no Instagram para um perfil comercial.

Antes de prosseguir, verifique se o seu perfil está configurado como “Público”, e não “Privado”. Contas comerciais não podem ser privadas.

Para efetuar o processo de migração é só seguir os passos abaixo:

1 – Visite o perfil da sua empresa no Instagram em um dispositivo móvel e toque no ícone da “Engrenagem” para acessar as configurações da conta.

2 – Role a página para baixo e toque em “Mudar para o perfil comercial”.

Instagram para empresas - Passo 1

3 – Toque em “Entrar com o Facebook” para se conectar à sua conta do Facebook. Você pode conectar uma Página do Facebook ao seu perfil comercial. Se você não vir a Página do Facebook da sua empresa como uma opção, verifique se você está listado como Administrador no menu de configurações da Página da sua empresa no Facebook.

4 – Toque em “Avançar”. Depois de conectado, o perfil comercial do Instagram para empresas importará automaticamente as informações comerciais incluídas na sua Página do Facebook. Você também pode adicionar ou modificar alguma informação. Certifique-se de que você tenha uma número de telefone, endereço físico ou e-mail, para que os clientes possam entrar em contato.

5 – Toque em “Concluir” para salvar as configurações e o perfil comercial do Instagram para empresas.

Instagram para empresas - Passo 2

Quando o perfil comercial estiver configurado, seus clientes poderão entrar em contato diretamente por meio do seu perfil e você  poderá visualizar informações de seguidores e promover publicações.

Instagram para empresas - Passo 3

Você pode editar as informações que são exibidas no seu perfil comercial a qualquer momento. Pode, por exemplo, editar o número de telefone da sua empresa.

Para editar as informações no seu perfil comercial do Instagram para empresas, acesse o seu “Perfil” e toque em “Editar perfil”. Você também pode tocar no ícone da “Engrenagem” e selecionar “Editar perfil” no menu Opções.

Instagram para empresas - Passo 4

Ao entrar no menu Editar Perfil toque em “Informações de contato comercial”. Em “Informações de contato comercial” você pode edital o e-mail, o número de telefone e o endereço associados ao seu perfil comercial do Instagram.

Depois de atualizar as informações de contato da sua empresa, toque em “Salvar” e em seguida toque em “Concluir”, no menu de edição do perfil, para retornar às configurações.

Instagram para empresas - Passo 5

Se preferir, o vídeo abaixo (em inglês) também explica o passo a passo de como conectar as contas para iniciar a utilização da ferramenta do Instagram para empresas.

 

Informações do Instagram (Instagram Insights)

 

Assim como já disponível no Facebook, a ferramenta do Instagram para empresas traz as informações sobre os seguidores para entendermos o comportamento do público, bem como suas características, dados demográficos e o melhor horário para postar, ou seja, o horário em que a maior parte dos seus seguidores utiliza o Instagram.

A ferramenta Informações, do Instagram Business Tool, ajuda você a entender rapidamente quem são seus seguidores e por quais conteúdos eles têm mais interesse. Assim, você pode ajustar suas publicações para serem mais relevantes para seus seguidores.

Para acessar a ferramenta Informações é só seguir os seguintes passos:

1 – Entre na conta do Instagram da sua empresa em um dispositivo móvel.

2 – Visite seu “Perfil” e toque no ícone “gráfico de barras” no canto superior direito.

3 – Pronto. Esta é a ferramenta Informações do Instagram. Se você migrou recentemente para o perfil comercial, é possível que as informações ainda estejam em branco. As informações começarão a aparecer após as primeiras postagens em seu novo perfil comercial.

Informações do Instagram (Instagram Insights) -

A primeira seção da página Informações mostrará o total de impressões ou o número de vezes que suas publicações foram vistas no Instagram, nos últimos 7 dias. Para ver quantas pessoas sua publicação alcançou nos últimos 7 dias, deslize para a esquerda no número de impressões.

A segunda seção mostrará informações das suas Principais Publicações. Toque em “Ver mais” para exibir as publicações mais populares do perfil da sua empresa nos últimos 7 dias. As publicações são classificadas pelo número total de impressões. Você também pode filtrar suas principais publicações por fotos ou vídeos; por métricas, número de impressões, alcance, envolvimento, curtidas ou comentários e visualizações de vídeo para os vídeos; ou por data.

Informações do Instagram (Instagram Insights) - 2

Para filtrar suas informações para as Principais Publicações, toque no texto azul, como mostra a imagem acima, selecione seus filtros e toque em aplicar.

Informações do Instagram (Instagram Insights) - 3

Se quiser exibir as informações de uma única publicação, toque na publicação sobre a qual você deseja saber mais. Em seguida, toque em “Exibir Informações” abaixo da publicação. Você verá o número total de impressões, alcance e envolvimentos da sua publicação.

Informações do Instagram (Instagram Insights) - 4

A terceira seção da página Informações é a Atividade dos Seguidores e mostra quando seus seguidores estão mais ativos no Instagram. Toque em “Ver mais” para exibir seu número total de seguidores, um detalhamento do gênero, idade e localização deles, e quando eles têm maiores chances de estarem conectados ao Instagram por hora e por dia.

Informações do Instagram (Instagram Insights) - 5

Clique no texto cinza para obter mais detalhes sobre seus seguidores. Por exemplo, se clicar em mulheres, você verá o detalhamento de idade das suas seguidoras.

Informações do Instagram (Instagram Insights) - 6

Para ver uma definição de cada informação, clique em “O que significam?” na parte inferior de cada página de informações.

Informações do Instagram (Instagram Insights) - 7

 

6 dicas para ajudar você a começar hoje mesmo a utilizar o Instagram para a sua empresa

 

1. Capriche no conteúdo

Eduque o mercado e gere muito valor para as pessoas, sem ficar “empurrando” seus produtos ou serviços, apelando para o “compre, compre e compre”. Foque no marketing de relacionamento e não no marketing de interrupção. Foque no benefício e na transformação, não no produto. As pessoas entram no Instagram e nas redes sociais em geral para se inspirar. Capriche na qualidade visual das suas postagens, imagens e ilustrações. Busque referências que te inspiram.

2. Use hashtags (#)

Hashtags são palavras-chave referentes ao assunto de cada postagem. A utilização das hashtags certas podem aumentar consideravelmente o alcance e a exposição das suas postagens. Pesquise e teste as melhores hashtags para o seu mercado/público. E não exagere na quantidade.

3. Interaja com seus seguidores

O Instagram é ótimo para trabalhar o relacionamento com seus clientes e prospects. Sempre que alguém comentar sobre alguma publicação da sua empresa, procure responder e marcar essa pessoa, seja tirando a sua dúvida ou simplesmente agradecendo o comentário. Dessa forma, seus seguidores ficarão cada vez mais motivados a interagirem com a sua marca.

4. Divulgue o Instagram da sua empresa em outras redes sociais

Você pode aproveitar as outras mídias sociais em que sua marca já está presente, para divulgar o seu perfil no Instagram. Afinal, as pessoas que já seguem sua empresa nas outras plataformas, só saberão do seu Instagram se você avisar. Portanto, divulgue o Instagram da sua empresa nas outras redes sociais, como Facebook, Twitter, Google+, entre outras.

5. Programe suas publicações

Se você quiser aumentar sua produtividade, sugiro que faça um planejamento das suas publicações, e uma ótima solução é você deixar todas as suas publicações programadas para serem postadas no Instagram. Existem diversas ferramentas no mercado para essa função, como o Hootsuite e o Instamizer.

6. Não compre seguidores

É muito comum encontrarmos pessoas e perfis oferecendo a venda de seguidores. Na minha opinião isso é uma furada! De que adianta sua empresa ter milhões de seguidores que não se interessam por sua marca, não engajam com suas publicações e, consequentemente, não viram seus clientes? Poucos seguidores qualificados valem muito mais do que milhares de pessoas desqualificadas em relação ao seu segmento de mercado, não acha?

 

Conclusão

 

Espero que este post tenha deixado claro para você as muitas oportunidades que o Instagram pode trazer para os seus negócios.

Gostou do post? Deixe seu comentário ou dúvida que teremos o prazer em responder!

Se quiser ir além, convido você para baixar nosso e-book “5 dicas para alavancar a página da sua empresa no Facebook”.

Você poderá utilizar as dicas do livro para aumentar seus resultados tanto na sua Página do Facebook, quanto no seu Perfil do Instagram.

Clique para baixar o e-book!

Comentários

Comentários