Por que sua Empresa Precisa de um Logo Profissional?

logo profissional

Por que sua Empresa Precisa de um Logo Profissional?

A criação de um logo profissional, assim como todo o trabalho que envolve a divulgação e o fortalecimento de uma marca, fazem – ou deveriam fazer – parte do planejamento estratégico de qualquer negócio.

Porém, muitas empresas fecham as portas logo nos primeiros anos de suas atividades, e um dos principais problemas que contribuem para isso, é exatamente a falta de planejamento.

Sendo assim, a falta de um investimento adequado em um logo profissional e na divulgação da empresa, explica em partes, a dificuldade que tantos negócios encontram em se manter no mercado.

Aliás, é exatamente no início das atividades de uma empresa, que ela mais deveria investir em comunicação, pois é o momento de mostrar para as pessoas que ela existe.

Por isso, incluir no planejamento de abertura do seu negócio, não só o investimento em um logo profissional, mas também o investimento em um site empresarial, um investimento mensal para a gestão das mídias sociais em que o seu negócio estiver presente, pode ser a diferença entre passar um ano “largado às traças” ou ver o seu negócio começar a ter movimento e lucrar desde o início.

 

Logo profissional vs. Logo amador

 

Todo designer profissional ou agência que se preze e que valorize o próprio trabalho, já deve ter escutado muitas vezes, empresários falarem que conseguiram orçamentos muito mais em conta, pela metade do valor, ou por um terço do valor, ou às vezes até de graça.

E eu não duvido dessas informações.

O que me impressiona é ver como esses empresários comparam, ou realmente acreditam que têm comparação, a qualidade de um logo profissional criado por designers ou agências sérias, com a qualidade de um logo amador, criado por pessoas que não tem expertise para isso, ou mesmo que não se preocupam em criar algo de qualidade.

Absolutamente não tem como comparar uma coisa com a outra.

E a diferença entre a qualidade de um logo profissional e um logo amador, e você já consegue perceber pelo preço, ou seja, se um logo custa 400 reais e outro custa 10 mil reais, qual você acha que vai ser o logo profissional?

Portanto, se você pagar por um logo profissional, provavelmente você receberá um logo de qualidade.

Agora, se você quiser colocar tudo a perder e “investir” em um logo amador e de qualidade duvidosa, essa será a imagem que o seu negócio irá transmitir.

Ou seja, não espere que o logo de 400 reais vá transmitir o mesmo profissionalismo e credibilidade que um logo de 2 mil reais, porque não vai.

Se não fosse assim, não haveria o porquê de existir designers e agências que cobram 2, 4 ou 8 mil reais por um logo profissional, se pudéssemos comprar um logo com a mesma qualidade por 400 reais. Concorda comigo?

Ninguém pagaria 5, 10 ou 20 vezes mais em um logo profissional, se não tivesse vantagem nenhuma.

 

Mas porque a minha empresa precisa de um logo profissional?

 

Um logo profissional é a principal representação gráfica de uma empresa, e além de identificá-la, ele precisa ter a capacidade de sintetizar e transmitir subjetivamente a personalidade dessa empresa, de modo que consiga criar um vínculo emocional e de confiança com o público-alvo.

Além da criatividade e do domínio em softwares vetoriais, como Illustrator ou CorelDRAW, a criação de um logo profissional exige amplo conhecimento teórico e prático, muita experiência, além de algumas horas de pesquisas e análises para cada projeto, uma vez que toda empresa é e se posiciona de forma única.

Só para fazer uma comparação, enquanto um logo amador é feito às pressas – em dois ou três dias – logicamente pulando etapas importantes, a criação de um logo profissional precisa de pelo menos esse tempo só para pesquisas e análises dos concorrentes e do público-alvo.

Porém, através de um projeto bem embasado em tudo que as pesquisas e análises indicam, e respeitando todas as etapas fundamentais para a criação de um logo profissional, pode-se chegar a um resultado final que traz inúmeras vantagens para uma empresa.

 

10 vantagens em ter um logo profissional

 

#1. Será criado exclusivamente para a sua empresa;

#2. Não terá problemas ao precisar ser aplicado em diferentes suportes, formatos ou tamanhos;

#3. Diferencia e identifica a sua empresa em meio aos concorrentes;

#4. Atrai a atenção e desperta a curiosidade dos consumidores;

#5. Agrega valor ao negócio e transmite credibilidade;

#6. Influencia na escolha dos consumidores e incentiva novamente a compra;

#7. Tem a capacidade de ser memorizado e identificado com mais rapidez;

#8. Faz com que o cliente crie uma relação de confiança e segurança com a empresa;

#9. Cria vínculos emocionais capazes de fidelizar clientes;

#10. Terá uma maior longevidade, até que precise de uma atualização ou redesign;

 

Considerações finais

 

Comprar o “logo profissional” do seu negócio por 400 reais, depois enviá-lo para a empresa que vai confeccionar a sua fachada e para a gráfica que vai produzir o seu cartão de visitas – e que por isso irão criar as artes (amadoras, diga-se de passagem) para você como cortesia – achando que está fazendo um ótimo negócio, é um engano.

Nem o logo, nem o cartão de visitas e muito menos a fachada irão transmitir profissionalismo e credibilidade para as pessoas, uma vez que o investimento em design traz muitos benefícios para o desenvolvimento de uma empresa.

Portanto, não faça como muitos empresários que deixam para economizar bem nessa parte tão importante de seus negócios, e que por esse e outros motivos estão fechando as portas, pois não conseguem se manter.

Gostou do artigo?

Curta, compartilhe e deixe sua opinião nos comentários abaixo.

Clique para solicitar um orçamento!

Comentários

Comentários