Conheça 12 Benefícios de ter sua Marca Registrada Junto ao INPI

Marca Registrada

Conheça 12 Benefícios de ter sua Marca Registrada Junto ao INPI

De cada 10 empresas que surgem no Brasil, apenas 1 delas possui a sua marca registrada junto ao INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial), revelando os riscos que muitos empresários correm sem nem se dar conta.

Imagine que você já possui o seu negócio há anos, e então, certo dia, chega uma intimação judicial, aberta por alguma empresa de algum lugar do Brasil, que possui uma marca com o mesmo nome que a sua, porém, com um detalhe que faz toda a diferença.

A tal empresa possui a marca registrada junto ao INPI e você não.

Se isso vier a acontecer, mesmo que você já esteja utilizando a marca há muito mais tempo que eles, você não terá nenhum direito sobre ela, podendo inclusive ter que pagar uma indenização por estar utilizando-a.

Sem contar que você, provavelmente, terá que mudar a sua marca e refazer todos os pontos de contato da sua empresa, o que traria um prejuízo enorme, além de um trabalho de anos jogado fora, pois, toda a reputação construída pela sua empresa durante esses anos, teria que ser interrompida.

Por isso, possuir uma marca registrada nos dias de hoje, já deve fazer parte da estratégia de qualquer empresa, afinal de contas, se seu negócio der certo, você vai querer estar protegido, ou não?

E para garantir essa proteção é preciso registrar todos os ativos da empresa, mesmo os intangíveis, como são as marcas.

 

O que é marca?

Segundo o próprio INPI, marca é todo sinal distintivo, visualmente perceptível, que identifica e distingue produtos e serviços, bem como certifica a conformidade dos mesmos com determinadas normas ou especificações técnicas.

Para os consumidores, as marcas e seus pontos de contatos servem para facilitar a procura pelo produto, identificar e atribuir responsabilidade ao fabricante, além de indicar procedência, qualidade e também diminuir os riscos.

 

Quais as vantagens em possuir uma marca registrada

Possuir uma marca registrada é extremamente importante e traz inúmeros benefícios para o seu negócio, dentre as quais podemos destacar:

#01 Garante proteção legal de exclusividade em todo o território nacional por dez anos, em seu ramo de atividade;

#02 Se a marca for mantida em uso, é possível prorrogar o seu registro de dez em dez anos, sucessivamente;

#03 Assim como outros bens da empresa, uma marca registrada pode ser vendida, licenciada ou franqueada, gerando receita;

#04 Somente uma marca registrada pode ser avaliada, contabilizada e utilizada como garantia em operações financeiras;

#05 Ter a marca registrada junto ao INPI, lhe dá vantagens caso queira proteger sua marca em outros países, não garantindo a proteção automática, mas sendo fundamental caso haja uma disputa pela marca no exterior;

#06 Protege a sua marca contra cópias ou uso indevido por parte de terceiros, e lhe confere o direito de notificá-los e impedi-los de utilizarem a sua marca sem o seu consentimento;

#07 Assegura e facilita indenizações em caso de cópia ou uso indevido da sua marca por terceiros, evitando um longo e custoso processo para provar que a marca é sua;

#08 Dá o direito de impedir que terceiros utilizem sinais idênticos ou semelhantes aos da sua marca;

#09 Garante o uso da marca em materiais de divulgação, sem o perigo de perder todo o investimento;

#10 Evita o risco de ter que a mudar sua marca e suspender a sua utilização;

#11 Agregam valores a produtos e serviços, capazes de transmitir credibilidade junto ao mercado, pois indicam procedência e qualidade;

#12 Garante um ativo que, mesmo que intangível, pode chegar a valer muito no futuro, às vezes até mais do que os bens tangíveis da empresa.

 

Considerações finais

Pode até não parecer, mas uma marca registrada pode vir a se tornar um dos maiores patrimônios de uma empresa, e por isso, proteger e valorizar sua marca são os primeiros passos para garantir uma marca duradoura no mercado.

Além disso, com a sua marca registrada, você pode investir sem medo no crescimento da sua empresa e na exploração e valorização de sua marca, pois estará amparado pela lei.

E você empresário, já possui a sua marca registrada?

Fique à vontade para curtir, comentar ou compartilhar.

Bons negócios e até o próximo artigo!
Clique para solicitar um orçamento!

Comentários

Comentários