17 Dicas Poderosas de Marketing no Facebook

marketing no Facebook

17 Dicas Poderosas de Marketing no Facebook

Sua empresa investe em marketing no Facebook?

Sua empresa investe em estratégias de marketing digital?

Se a resposta dessas duas perguntas for “não”, é bom você botar essas questões no seu radar e repensar o posicionamento da sua marca na internet.

Já estamos cansados de afirmar que o Facebook é a maior rede social do planeta. Mas o fato é que a plataforma não para de crescer!

A cada trimestre, o Facebook divulga seus números atualizados, e como de praxe o resultado é sempre um crescimento na sua base de usuários, não só no Facebook, mas também nas outras ferramentas do grupo, como o Instagram e o WhatsApp.

Dá uma olhada nos resultados do último trimestre. A comunidade do Facebook agora tem mais de 1,9 bilhão de pessoas, incluindo 1,2 bilhão de pessoas ativas todos os dias.

atualização da comunidade Facebook 2017

Mais de 65 milhões de pequenas empresas usam o Facebook para se conectarem com seus clientes. Mais de 150 milhões de pessoas agora usam o Instagram Stories todos os dias.

Com todos esses números, você ainda tem alguma dúvida de que o marketing no Facebook pode ser interessante para o seu negócio?

Como funciona o marketing no Facebook

O Facebook Marketing vai muito além de criar posts para tentar vender seus produtos e serviços.

Na verdade, postar somente conteúdo de venda é algo que de fato não é recomendado para a rede social. Nós já falamos sobre isso em outro artigo.

Para uma estratégia sólida e eficiente de marketing no Facebook, é preciso conhecer e entender muito bem as ferramentas disponíveis, bem como as políticas de publicidade e os termos de uso da plataforma.

Muitos empresários não têm bons resultados e acabam desistindo da ferramenta, achando que ela não serve para o seu negócio. Mas grande parte dessa questão está relacionada simplesmente à falta de conhecimento.

Hoje em dia, o alcance orgânico das publicações é muito baixo, algo em torno de 2%. Isso ocorre por causa do algoritmo do Facebook, que também é outro fator que deve ser estudado, pois influencia muito nas ações de marketing na rede social.

Já deu para perceber que a gestão de redes sociais de uma empresa envolve muitos fatores, não?

Se você quiser aprender um pouco mais sobre 5 elementos essenciais para alavancar os resultados da sua página, nós criamos um e-book que vai te ajudar. É só acessar clicando na imagem abaixo.

e-book Facebook Marketing

Agora, para ir direto ao ponto, e ajudar a desenvolver e melhorar sua estratégia, listamos abaixo 17 dicas de marketing no Facebook.

1. Mantenha sua fan page atualizada de forma consistente

A regra básica para qualquer estratégia de marketing no Facebook é manter a consistência nas publicações. Você não precisa postar todo dia, ou então três vezes no dia, mas sim criar um calendário editorial e segui-lo à risca.

Se estiver começando, faça de duas a três postagens na semana e, conforme for desenvolvendo o trabalho e analisando os resultados, você poderá decidir com maior facilidade se aumentar a frequência é uma boa opção.

2. Invista em Facebook Ads

Essa é mais do que uma dica. Nós aqui da Expressa Design tratamos isso como uma obrigação para todos os nossos clientes. Inclusive, em nossos planos de Facebook Marketing, nós já destinamos 10% do valor do plano para os anúncios.

Hoje em dia, anunciar no Facebook é necessário pois, como já mencionado, o alcance das publicações é muito baixo. Com os anúncios, nós conseguimos potencializar o alcance, atingindo mais pessoas e potenciais consumidores.

3. Defina um objetivo específico

Cada ação da sua empresa no Facebook deve possuir um objetivo bem definido. É uma publicação para gerar engajamento e reconhecimento da marca? É uma postagem relacionada ao seu produto ou serviço? É um anúncio para aquisição de leads, ou para geração de tráfego no seu site?

É importante definir um objetivo para, posteriormente, analisar as métricas obtidas com a ação e tomar decisões estratégicas para as próximas ações.

4. Crie públicos para a sua marca

A plataforma de anúncios Facebook Ads possui ferramentas essenciais para ajudar você a definir os públicos que vai utilizar para anunciar. Inclusive, um dos grandes diferenciais em anunciar na rede social é o alto poder de segmentação.

Você pode criar públicos com base em dados demográficos e interesses, públicos personalizados a partir de uma base de clientes já existentes, ou então por pessoas que acessaram seu site. Também é possível criar públicos semelhantes a outros públicos que você já tem.

5. Anuncie para sua lista de e-mails

Aqui entramos nos públicos personalizados. Sabe aquela lista de e-mails que você já tem dos seus clientes e de todos que já consumiram um produto ou serviço seu?

Então, é possível inserir essa mesma lista na plataforma de anúncios para se comunicar diretamente com essas pessoas na rede social. Essa é uma forma de fazer marketing no Facebook que costuma ser muito eficiente, pois as pessoas já conhecem e confiam na sua marca.

6. Desenvolva ações exclusivas com foco no mobile

Que o mobile já é prioridade para o Google e para o Facebook todos já sabem. Se você ainda não sabe, aconselhamos fortemente que você faça uma breve pesquisa sobre o assunto, e também verifique se o site da sua empresa é responsivo.

A questão é que você deve realizar ações de marketing exclusivas para o mobile. Em diversos testes feitos com clientes e até mesmo com a nossa própria agência, nós obtivemos resultados excelentes com anúncios somente para dispositivos móveis, como smartphones e tablets.

Em sua maioria, os anúncios tiveram um menor custo por engajamento – curtidas, comentários e compartilhamentos – e também um menor custo por clique – CPC.

7. Arrisque, saia do comum e teste muito!

Analisar os concorrentes é essencial para o marketing no Facebook e para o marketing digital em geral. Mas busque diferenciar sua mensagem para conquistar um posicionamento único na internet.

E não tenha medo de testar e arriscar. Tudo no Facebook é muito dinâmico e não existe uma receita de bolo para o sucesso. E isso é ótimo! Faça inúmeros testes, seja nas publicações da sua página e até mesmo em seus anúncios.

Aí talvez venha a seguinte dúvida na sua cabeça: “Mas se eu ficar testando em anúncios pagos, não vou estar perdendo dinheiro?”

Eis a nossa resposta: “Com certeza não. Você deve testar diversos formatos de anúncios, imagens, textos e públicos. O ideal é iniciar os testes com uma verba pequena, para posteriormente aumentar a verba dos anúncios com melhor performance”.

Essa simples prática de testar vai aumentar demais seus resultados. Mas atente-se em como você realiza os testes, pois é preciso um planejamento prévio, além de testes A/B, que consistem em testar apenas uma variável por vez.

8. Invista em conteúdo próprio

Compartilhar conteúdos de terceiros, vez ou outra, até pode ser uma boa opção. Mas não baseie sua estratégia de marketing no Facebook somente nisso. Produzir conteúdo próprio é fundamental para se destacar na rede social e criar um posicionamento em relação aos seus seguidores.

9. Capriche no design

Seguindo a dica de produzir seu próprio conteúdo, não esqueça de caprichar no design e na imagem que a sua empresa quer transmitir através das redes sociais. Um design amador pode levar toda sua estratégia por água abaixo!

Confira também nosso artigo que explica a importância do design na comunicação das empresas.

10. Atente-se ao tamanho de cada imagem

Cuide com os tamanhos das imagens recomendados pelo próprio Facebook, seja para as imagens de perfil e capa da sua página, ou para as imagens dos anúncios. E aqui uma dica especial para melhorar a qualidade das imagens: Salve os arquivos finais sempre em .PNG.

11. Poste vídeos

Conteúdos em vídeo continuam sendo o formato preferido da rede social, ainda mais agora com a possibilidade de fazer transmissões ao vivo na sua página. Use e abuse da criatividade, e não deixe de testar os vídeos pelo fato de não ter uma super câmera profissional.

Muitos empresários estão ganhando destaque na plataforma por meio de vídeos com dicas rápidas e também mostrando os bastidores do seu negócio, tudo isso filmado através de um simples smartphone.

Agora uma dica aqui também: nunca insira os vídeos que estão em outro canal, como o YouTube por exemplo. Faça o upload dos vídeos diretamente no Facebook. Isso aumentará muito o alcance dos seu conteúdo.

12. Faça perguntas para a sua audiência

Não esqueça que são pessoas que utilizam as redes sociais, portanto mostre-se preocupado com a sua audiência e procure saber a opinião dessas pessoas em relação ao seu conteúdo e sua marca.

13. Responda todas as interações na sua página

Não deixe sua audiência sem respostas. De nada adianta investir tanto em marketing no Facebook, se no momento em que os usuários começam a interagir com a sua marca você deixar eles “falando com as paredes”.

14. Analise os melhores horários para postar

O Facebook possui uma ferramenta para as páginas chamada Facebook Insights. Com ela, você consegue analisar quais os melhores horários para publicar para a sua audiência. E acredite, isso faz toda a diferença. Só não esqueça de sempre testar!

15. Mensure os resultados

Também com o Facebook Insights, você deve analisar os resultados obtidos com suas ações na fan page. E para os anúncios, utilize o Gerenciador de Anúncios para essa tarefa. Mensurar os resultados e as métricas obtidas com as ações é fundamental para as futuras tomadas de decisão.

16. Cuidado com as métricas de vaidade

Muitos empresários acabam tendo uma visão equivocada do sucesso do seu negócio nas redes sociais, baseando todos os esforços apenas em conseguir mais curtidas e seguidores.

De forma alguma estamos falando que você deve ignorar isso. Muito pelo contrário, aumentar sua base de fãs é fundamental e auxilia muito na estratégia como um todo, e na prova social.

Estamos falando simplesmente para você não basear toda sua estratégia de marketing no Facebook nisso, mas sim estipular métricas que realmente trazem um retorno mensurável para o seu negócio, como aquisição de leads, vendas, entre outras.

17. Não continue publicando o que não agrada seus fãs

Após analisar os resultados obtidos com suas ações no Facebook, não cometa o mesmo erro que muitos empresários cometem. Não continue postando conteúdos que não agrada sua audiência. Lembre-se que você não está produzindo para você, mas sim para seus clientes e prospects, portanto pense sempre neles.

Dica Extra – Facebook Blueprint

Você sabia que o Facebook possui uma formação oficial e gratuita da plataforma?

É o Facebook Blueprint, “o treinamento global do Facebook e o programa de certificação desenvolvido para ajudar as empresas a alcançarem os objetivos da maneira delas. Desde aprendizado online até eventos para obter certificados, o Blueprint está aqui para ajudar sua empresa a alcançar os melhores resultados”.

Talvez você já tivesse o conhecimento de algumas dessas dicas. Mas de forma alguma subestime o poder delas. Apesar de simples, se você botar em prática esses conselhos com certeza obterá melhores resultados.

Como já dizia o mestre Bruce Lee:

Frase de inspiração Bruce Lee

Agora que você já conferiu todas as dicas de marketing no Facebook, talvez você chegue à conclusão de que vai precisar de ajuda com a gestão da sua página. Portanto, leia também nosso artigo com 5 vantagens em terceirizar a gestão de redes sociais da sua empresa.

Clique para solicitar um orçamento!

Comentários

Comentários