Qual o Melhor Horário para Postar no Facebook?

Uma pergunta muito comum no meio digital é: “Qual o melhor horário para postar no Facebook?”.

O Facebook está sendo utilizado (há algum tempo) de forma eficiente por diversas empresas de todo o mundo, que utilizam a rede social para se aproximar e fidelizar seus clientes, e também para prospectar novos contatos.

Porém muitos empreendedores ainda não conseguem bons resultados e alguns acabam até desistindo. Mas, se muitas pessoas já tem bons resultados no Facebook, será que o problema está na rede social?

No primeiro trimestre de 2016 o Facebook atingiu a marca de 1 bilhão de usuários ativos todos os dias. E a maior rede social do mundo, assim como as outras mídias sociais e digitais que o seu negócio está presente, precisa de um trabalho sério e consistente.

Utilizar as redes sociais de forma estratégica (além de possuir um site profissional) é fundamental para as empresas de todos os portes, mas principalmente para os pequenos empreendimentos, pois é uma opção consideravelmente mais barata do que as mídias tradicionais.

Continue lendo esse artigo para aprender a identificar quais são os melhores dias e horários para publicar para seus fãs no Facebook.

Existe melhor horário para postar no Facebook?

Há alguns anos atrás, quando o Facebook ainda não disponibilizava as métricas das Fan Pages gratuitamente para os usuários, era comum (e ainda é) encontrarmos pesquisas, relatórios e infográficos divulgando a “hora do rush” no Facebook, ou seja, os dias e horários que o Facebook tinha o maior número de usuários online.

Hoje em dia essas informações já estão ultrapassadas, pois não importa mais qual dia e horário o Facebook tem mais usuários ativos, mas sim a hora e o dia em que as pessoas que curtiram a página da sua empresa estão online no Facebook.

Mas como identificar esses dados?

Conheça a ferramenta gratuita Facebook Insights

Facebook Insights é a ferramenta de análise disponibilizada gratuitamente para mensurar os dados e os resultados da sua fan page, uma espécie de Google Analytics do Facebook.

Desde a criação da ferramenta, que começou simples e com poucas funcionalidades, o Facebook vem constantemente aperfeiçoando suas funções, deixando a ferramenta cada vez mais completa e tornando-a indispensável para os proprietários das páginas analisarem o que está funcionando e o que não está, possibilitando planejar de forma mais precisa as futuras postagens.

Para acessar o Facebook Insights você deve clicar na aba Insights em sua página (ou Informações, em português), ou acessar pelo link: https://www.facebook.com/insights/

facebook-insights-1

Utilize diariamente esta ferramenta para acompanhar as interações e o engajamento dos seguidores da sua página com o conteúdo postado.

Ao acessar a aba Informações (Insights) você encontra a ferramenta de análise, que é dividida e organizada em 6 áreas principais: Visão geral, Curtidas, Alcance, Visitas, Publicações e Pessoas.

Na imagem abaixo você pode conferir a página principal (Visão geral) da ferramenta Facebook Insights.

facebook-insights-2

Neste artigo vamos explorar a aba “Publicações” para identificar qual o melhor horário para postar no Facebook para a sua audiência.

Facebook Insights: Publicações

Ao acessar a área “Publicações” você visualizará o gráfico “Quando os fãs estiverem conectados”. Aqui temos acesso aos dados referentes ao período de uma semana, separados por dia, que mostra os horários de pico dos seguidores da sua página.

Veja aqui o melhor horário para postar no Facebook

Esses dados são essenciais para responder a questão: “Qual o melhor horário para postar no Facebook?”.

Agora você já pode agendar as suas postagens nos horários em que tiver o maior número de pessoas online no Facebook.

Você também encontra na área “Publicações” a subárea “Tipos de Publicações”, que é utilizada para analisar o envolvimento e o alcance médio de cada tipo de postagem da sua página.

facebook-insights-4

Desta forma, além de analisar qual o melhor horário para postar no Facebook, você também consegue mensurar qual tipo de conteúdo engaja mais com a sua audiência.

A coluna “Tipo” mostra se a publicação é uma foto, link, vídeo ou status. A coluna “Alcance médio” mostra a quantidade de pessoas que visualizaram as suas publicações na timeline. E por último, na coluna “Envolvimento médio”, você encontra a quantidade de pessoas que tiveram alguma ação com as publicações, subdividida em “Cliques em publicações” e “Reações, comentários e compartilhamentos”.

Ainda em “Publicações”, ao rolar a página, você pode visualizar uma área denominada “Todas as publicações enviadas”. Aqui você visualiza o desempenho de cada publicação em ordem cronológica.

facebook-insights-5

É possível verificar o dia e horário de cada publicação, o alcance orgânico e pago, os cliques em publicações e as reações, comentários e compartilhamentos de cada post.

Analise essas métricas, veja qual tipo de conteúdo engaja mais com seu público, quais postagens não agradaram e qual o melhor horário para postar no Facebook em sua página empresarial, para tomar futuras decisões estratégicas na criação dos conteúdos.

Para conseguir novas ideias, você ainda pode acessar a subárea “Principais publicações de Páginas que você acompanha” e analisar estratégias de páginas parecidas com a sua.

Ficou claro?

Se você ainda não conhecia a ferramenta Facebook Insights e não está habituado com outras ferramentas de análise e mensuração, você pode ficar meio perdido num primeiro momento. Mas fique tranquilo, com o tempo você irá se acostumar com a interface e passará a analisar as métricas e identificar as estratégias de forma rápida e eficaz.

Além de informar qual o melhor horário para postar no Facebook e qual postagem teve o melhor engajamento, a ferramenta de Informações do Facebook tem várias outras funcionalidades. Mas isso deixamos para um próximo artigo.

Por hora, se empenhe em melhorar o desempenho da sua fan page, pois ela necessita de uma atenção especial, seja por você, por algum membro de sua equipe que esteja mais preparado para essa função, ou por uma empresa especializada.

E lembre-se: seja consistente. Procure produzir conteúdo de qualidade, que gere engajamento com a sua audiência, e faça publicações regulares, pois a consistência é fundamental, não só para suas postagens no Facebook, mas também em praticamente todas as áreas do seu negócio.

Atente-se também em transmitir uma imagem sólida e profissional na comunicação visual da sua empresa, por meio de um bom design.

Se você quiser aprender a alavancar os resultados da página da sua empresa no Facebook, nós criamos um e-book que pode ser baixado gratuitamente. É só clicar no banner abaixo.

Clique para baixar o e-book!

Comentários

Comentários