Redes Sociais para Empresas: Como Gerenciar em 5 Etapas

redes sociais para empresas

Redes Sociais para Empresas: Como Gerenciar em 5 Etapas

Você conhece os benefícios da utilização das redes sociais para empresas?

Hoje em dia as redes sociais já se tornaram indispensáveis para os negócios como ferramenta de comunicação e relacionamento com os clientes, e até mesmo para conquistar novos clientes.

Os usuários das redes sociais também podem ser consumidores de seus produtos ou serviços e estão, em sua grande maioria, todos os dias conectados, seja em computadores, smartphones, tablets, entre outros dispositivos.

Mas para se destacar nas diversas mídias sociais existentes, deve-se utilizar uma estratégia correta, bem planejada, e não simplesmente criar sua conta e sair postando anúncios para tentar vender ou “empurrar” seus produtos ou serviços para as pessoas.

Deve ficar claro para todos que, apesar da imensa quantidade de pessoas todos os dias nas redes sociais, essas pessoas não estão lá para comprar, mas sim para acessar conteúdo e informação.

Portanto, a melhor forma de criar audiência nas redes sociais é entregando conteúdo de qualidade para os usuários. Dessa forma, com uma estratégia de conteúdo bem planejada e executada de forma consistente, mais pessoas passarão a consumir seu conteúdo e a engajar com suas publicações.

Gerar valor. É nisso que você deve focar.

Como usar as redes sociais para empresas

Administrar uma rede social é um processo que demanda tempo e conhecimento, e todo o conteúdo deve ser criado de forma estratégica, pensando na sua persona (ou target), que é uma representação de seu cliente ideal.

O marketing nas redes sociais é uma estratégia de médio/longo prazo, portanto se você deseja que sua marca possua uma presença sólida nessas mídias, você deve ter paciência. É preciso investir tempo e dinheiro para obter resultados satisfatórios e engana-se quem acha que esse investimento é desnecessário.

Se possível, recomendamos a contratação de uma empresa especializada para cuidar do gerenciamento das redes sociais da sua empresa, mas você também pode contratar um funcionário com experiência em marketing digital, exclusivamente para essa função.

Outra opção é fazer você mesmo, mas nesse caso tenha em mente o tempo que essa tarefa, feita de forma correta, vai ocupar em sua agenda. É preciso dedicação.

Para facilitar a sua vida, nós dividimos em 5 etapas o gerenciamento de redes sociais para empresas, simplificando a utilização das mídias sociais em seu negócio.

1. Planeje

Em qualquer estratégia de marketing digital que você decidir utilizar para sua empresa, sempre o primeiro passo será o planejamento. Antes de sair criando contas e postando qualquer coisa nas redes sociais, você deve planejar. Verifique quais redes sociais são ideais para seu segmento e onde seu público está.

Como já foi dito anteriormente, crie sua buyer persona. É para ela que você desenvolverá todo o seu conteúdo. Esta é uma estratégia fundamental para definir qual o tipo de conteúdo que você precisará produzir para envolver o seu público e para criar suas campanhas de marketing nas redes sociais. O conteúdo deve ser criado especificamente para seus potenciais compradores. Dessa forma, atingindo o público certo e da maneira certa, seus resultados serão extremamente mais satisfatórios.

Planeje o conteúdo a ser criado, crie e siga um calendário editorial semanal ou mensal de postagens. Mantenha a consistência e lembre-se, o marketing nas redes sociais para empresas é uma estratégia de médio/longo prazo, com o objetivo de conquistar e fidelizar clientes através de conteúdo relevante.

*DICA: Utilize a regra 80/20.

Trata-se de algo muito simples e eficaz. 80% das suas postagens nas redes sociais serão conteúdos relevantes para ajudar e gerar engajamento com o seu público e 20% das publicações podem ser para a divulgar de seus produtos e serviços.

2. Execute (Produza e Publique)

Agora é a hora de botar a mão na massa. Nesta etapa você irá produzir todo o conteúdo que foi planejado anteriormente, e o mais importante, preze sempre pela qualidade. Isso será fundamental para o sucesso do seu negócio nas redes sociais.

Dê a devida atenção ao design da sua comunicação empresarial, mantendo a qualidade para não transmitir a sensação de amadorismo para sua audiência.

Para facilitar a publicação do conteúdo, você pode utilizar alguma ferramenta como o HootSuite, plataforma para gestão de marcas nas mídias sociais. Nela você poderá programar as postagens, ao invés de ficar todos os dias postando. O plano gratuito permite adicionar 3 perfis sociais.

No caso do Facebook, você consegue agendar as publicações na própria plataforma.

3. Anuncie

Esta é a etapa que muitas pessoas ainda não dão a devida importância, pelo fato de que não é preciso pagar para estar nas redes sociais.

Uma das maiores vantagens das mídias sociais é a relação custo/benefício. O baixo custo das campanhas, em relação as mídias tradicionais, deve ser aproveitado para acelerar o crescimento e o fortalecimento de sua marca na internet. Campanhas patrocinadas e bem executadas são capazes de gerar ótimos resultados.

Outra vantagem é o alto poder de segmentação. Em ferramentas como o Facebook Ads, você consegue direcionar os anúncios exatamente para o público-alvo da sua empresa.

4. Monitore

Monitorar as redes sociais da sua empresa também faz parte do processo de marketing, portanto você deve ficar atento as interações e comentários em suas páginas. A medida que sua empresa ganhe maior visibilidade no mercado, é comum que pessoas passem a elogiar e também criticar, ou então sugerir melhorias.

Encare esse feedback de forma positiva, pois é uma ótima oportunidade para analisar o que está e o que não está agradando, e de forma alguma inicie (ou continue) uma discussão nos comentários das redes sociais. Sempre prefira levar o diálogo para uma forma privada de comunicação.

Deve-se também monitorar as campanhas de anúncios pagos, evitando erros e analisando as campanhas que estão obtendo melhores resultados.

Você ainda pode monitorar o perfil de seus concorrentes nas redes sociais, identificar tendências, oportunidades estratégicas, verificar problemas apresentados nas páginas e também capturar ideias para futuros conteúdos.

5. Mensure

Mensurar os resultados obtidos com suas publicações e anúncios é essencial para entender o que está e o que não está funcionando em seu plano de marketing nas redes sociais. Com esses dados você poderá reajustar sua estratégia, visando uma melhoria constante na produção de conteúdo.

Existem diversas ferramentas de monitoramento e análise de redes sociais para empresas, e também ferramentas nativas dessas mídias, como por exemplo o Facebook Insights, ferramenta de análise do próprio Facebook, utilizada para mensurar os resultados da sua página empresarial. Nela você consegue saber, por exemplo, o melhor horário para postar no Facebook.

No Instagram, após o lançamento do Instagram Business Tools, você também já encontra a opção de migrar para o perfil comercial e ter acesso a métricas e informações valiosas para o seu negócio.

As estratégias de redes sociais para empresas são infinitas, porém, se você seguir as 5 etapas apresentadas neste artigo e aplicar em seu negócio, com certeza já será um ótimo começo.

E se você quiser aprender a alavancar os resultados da página da sua empresa no Facebook, nós criamos um e-book exclusivo que pode ser baixado gratuitamente. É só clicar no banner abaixo.

Clique para baixar o e-book!

Comentários

Comentários