Site Barato: Como ter um Site de Qualidade sem Investir Muito

site barato

Site Barato: Como ter um Site de Qualidade sem Investir Muito

Atualmente, investir no meio digital para divulgar produtos e serviços se tornou indispensável para as empresas que almejam crescer e expandir seus negócios, pois grande parte das pessoas acessam a internet todos os dias, tornando o ambiente digital muito propício para fazer negócios.

Quando o assunto é a criação de um site profissional, fica evidente que o ideal seria investir em um site personalizado, com um layout único e exclusivo e que gerasse um diferencial competitivo, porém, a realidade de muitos empreendedores, principalmente os que estão começando, não possibilita um investimento muito alto, por isso eles acabam recorrendo a opções mais baratas ou até gratuitas.

É muito comum ver anúncios de empresas oferecendo sites bons, bonitos e baratos. Mas será que são mesmo? Eu tenho a seguinte opinião: se é bom e bonito, não vai ser tão barato; se é muito barato, não vai ser bom e bonito.

Por isso é preciso tomar muito cuidado para não fazer a escolha errada e no final das contas acabar jogando dinheiro fora, pois como diz o ditado, “o barato pode sair caro”, e o que você acha que é solução para os seus problemas, pode acabar até mesmo prejudicando o seu negócio.

Basicamente existem 3 caminhos a serem seguidos para quem precisa de um site para o seu negócio:

  • Investir em um site personalizado;
  • Criar um site em alguma plataforma alugada;
  • Investir em um site com base em um template pronto.


Portanto, se você quer saber qual deles se encaixa melhor ao seu negócio e se é possível ter um
site barato e de qualidade, continue lendo este artigo e saiba quais as vantagens e desvantagens de cada um.

 

Opção 1 – Site personalizado


Um site personalizado nada mais é do que um site criado do zero, ou seja, ele será criado única e exclusivamente para a sua empresa, levando em consideração a identidade visual do seu negócio, os valores da sua empresa e a mensagem que você deseja passar para os seus clientes.

É bom deixar claro que, se você tem uma empresa consolidada no mercado, que disponha de recursos para criar um site do zero, não hesite em fazer essa escolha, pois a originalidade sempre vai ser um diferencial competitivo em meio a concorrência.

 

Site personalizado – Vantagens


– Layout único e exclusivo

Ao optar por comprar um site personalizado, onde o tema será totalmente projetado para o seu negócio, você estará garantindo que nenhuma empresa tenha um site igual ou parecido com o seu.

– Mais rapidez no carregamento

Uma vez que o site vai ser criado exatamente com as funcionalidades que a sua empresa precisa para se comunicar eficientemente com seus clientes, não existirão recursos desnecessários ocupando espaço no sistema, o que acaba deixando o site ainda mais rápido.


Site personalizado – Desvantagens


– Mais investimento

Se você está procurando um site barato, provavelmente esta não será a sua opção. Um site simples e personalizado, desenvolvido em alguma plataforma gerenciável e com design responsivo, não deve custar menos R$3.500 para ser feito por uma empresa especializada. E esse valor pode ser muito maior dependendo das necessidades da empresa.

Tome muito cuidado também para não comprar gato por lebre, pois muitos “profissionais” vendem templates prontos como se estivessem vendendo sites feitos do zero.

Portanto, se alguém lhe oferecer um site personalizado e “feito do zero”, por um valor muito abaixo disso, desconfie, pois é o seu dinheiro e o seu negócio que estão em jogo.

– Maior prazo para entrega

Uma vez que um site personalizado precisa ser criado totalmente do zero, e com um layout único e exclusivo, isso acaba exigindo um tempo maior de criação e desenvolvimento. O tempo mínimo para a criação de um site personalizado é de 30 dias, levando em consideração todas as etapas que envolvem o projeto.

 

Opção 2 – Criador de sites


As plataformas para criação de sites tem como público-alvo os micro e pequenos empreendedores, e permitem o usuário configurar, customizar e editar sites com base em templates prontos, simplesmente arrastando e soltando ou inserindo e apagando elementos.

Em se tratando de site barato, não é possível competir com estas plataformas, pois elas oferecem planos básicos e gratuitos — com algumas limitações é claro — e outros planos pagos, em que você paga apenas uma pequena mensalidade.

A ideia que essas empresas vendem é de que é muito simples e fácil você mesmo criar um site barato e maravilhoso, capaz de promover a sua marca de maneira profissional na web, mas estas afirmações são um tanto quanto exageradas, uma vez que essas ferramentas oferecem recursos muito básicos, que acabam não servindo para todas as empresas.


Criador de sites – Vantagens


– Fácil customização e edição

Realmente estas ferramentas possuem painéis administrativos amigáveis, que possibilitam pessoas sem nenhum conhecimento de programação, criarem sites apenas arrastando e soltando ou inserindo e apagando elementos.

– Rapidez para a publicação do site

Devido a fácil customização e edição do site, é possível criar, customizar e publicar um site em pouco tempo.

– Planos gratuitos ou mensalidades baixas

O maior apelo para este tipo de negócio é o valor de investimento, pois eles oferecem desde planos gratuitos, até planos que cobram apenas uma pequena mensalidade.


Criador de sites – Desvantagens


– Você não tem acesso ao banco de dados

Não é possível acessar e nem remover os dados contidos em plataformas de sites gratuitos, pois eles não disponibilizam esse tipo de serviço. O problema é que normalmente os usuários só se dão conta disso, justamente quando precisam acessar ou remover os dados.

– Visual amador

Outro ponto importante e que muitas vezes não é destacado, é que não basta apenas ter a ferramenta e o conhecimento técnico, mas também é preciso ter uma sensibilidade estética para que se chegue em um resultado harmonioso entre os elementos visuais do site, caso contrário, o site pode ficar simplório demais ou então se tornar um verdadeiro Frankenstein.

Saiba qual a importância do design na comunicação das empresas.

– Mal posicionamento no Google

Sites desenvolvidos em algumas destas plataformas não conseguem ficar bem ranqueados no Google, principalmente em segmentos muito competitivos, uma vez que o buscador tem dificuldades de interpretar e indexar o conteúdo e a estrutura destes sites. Portanto, se você se preocupa com o posicionamento da sua página no Google, algumas destas plataformas podem trazer sérios problemas.

– Utilização de subdomínios (nas versões gratuitas)

Normalmente ao optar pelo plano gratuito, o seu site irá adotar um subdomínio da plataforma de criar sites, como por exemplo: www.seusite.criadordesites.com.br. Isso, além de comprometer os acessos diretos ao seu site, não irá transmitir profissionalismo por parte da sua empresa.

– Anúncios indesejados (nas versões gratuitas)

Se você realmente está pensando em não investir absolutamente nada e se arriscar na versão gratuita, o seu site muito provavelmente exibirá anúncios do próprio criador de sites, o que também irá comprometer a imagem transmitida pela sua empresa.

– Não é intuitivo para todos

Como já foi dito anteriormente, essas plataformas permitem que o usuário configure, customize e edite um site de maneira fácil e rápida, mas nem tudo é tão fácil e intuitivo de configurar, principalmente para pessoas que não possuem muita familiaridade com computadores e com a internet.

– O layout não é único e exclusivo

Estes sites são criados com base em modelos prontos, portanto o layout do seu site não será único e exclusivo, o que permite que existam sites muito parecidos com o seu. Como é uma plataforma alugada, o site também não é de sua propriedade, ou seja, é como se você estivesse alugando aquele site para divulgar a sua empresa.

É bom deixar claro que empresas sérias que desenvolvem sites não trabalham com este tipo de plataforma, sendo assim, se você tiver algum problema com um site feito em um desses sistemas, poderá ser difícil encontrar algum profissional que possa e esteja disposto a lhe ajudar.


Opção 3 – Template pronto


Podemos dizer que templates prontos não são exatamente “prontos”, pois na verdade você compra um modelo de site com uma estrutura pré-fabricada e algumas funcionalidades já existentes, mas que precisam ser totalmente configuradas e customizadas conforme o projeto. Existe também a possibilidade de acrescentar e configurar outras funcionalidades através de plug-ins gratuitos ou pagos.

Estes templates possuem algumas limitações que serão apresentadas a seguir, mas em contrapartida, permitem diferentes configurações e uma série de customizações que são capazes de deixar o site bem personalizado.

A diferença entre templates para WordPress para um template disponível em plataformas para a criação de sites, é que este você pode comprar ou baixar gratuitamente e receberá todos os arquivos do template, enquanto os outros são exclusivos das plataformas, ou seja, se você resolver migrar para outra plataforma, não poderá levá-los.

Atualmente, os templates prontos vem sendo muito utilizados por empresas que procuram uma opção de site barato e de boa qualidade, em se comparado a um site feito do zero.


Template pronto – Vantagens


– Menos investimento

Um template pronto custava entre 29 e 64 dólares até o momento da publicação deste artigo. Se você contratar um profissional ou uma empresa séria e especializada para configurar, customizar e publicar o seu site, vai ter ainda mais o valor deste serviço.

Não dá pra dizer que um site feito com base em um template pronto seja um site barato, mas acaba saindo bem mais em conta do que um site personalizado. Acredito que um site simples, desenvolvido na plataforma WordPress e com layout adaptável aos dispositivos móveis, não custe menos de R$2.000,00 para ficar pronto, já incluindo o valor da compra do template.

– Menor prazo para entrega

Claro que não basta apenas baixar e instalar o tema. Vai ser necessário configurar e deixar as páginas conforme as necessidades do negócio, mas só o fato de já ter toda a estrutura pronta diminui consideravelmente o tempo de entrega do site.

– Grande variedade de temas

Conforme a evolução e o crescimento da internet, os templates também foram evoluindo e ganhando novas funcionalidades, ficando cada vez mais profissionais. Atualmente, existem diversos sites que disponibilizam uma grande variedade de templates prontos para a venda.

Um desses sites é o Theme Forest. Nele você pode conferir diversos templates para WordPress e outras plataformas, por valores bem acessíveis.

É muito provável que você encontre um que se adeque ao seu negócio, mas caso isso não aconteça, talvez este seja um caso em que templates prontos não sirvam, então será preciso considerar investir em um site do zero.

– Temas responsivos

Uma das grandes vantagens de se comprar templates prontos, é que muitos já possuem layout responsivo, ou seja, se ajustam a diferentes tamanhos de tela, como tablets e smartphones.

– Acesso total ao banco de dados

Diferente das plataformas de criação de sites, com os templates prontos você hospeda o seu site onde quiser e terá acesso total ao banco de dados, para quando precisar acessar os arquivos ou remover para outra plataforma.


Template pronto – Desvantagens


– O layout não é único e exclusivo

Como foi dito anteriormente, sites criados com base em templates prontos não terão um layout único e exclusivo, possibilitando que existam sites parecidos por aí, pois da mesma maneira que você pode se interessar e comprar um determinado tema, outras pessoas também tiveram ou terão a mesma ideia.

E esse é um dos motivos pelo qual o preço de sites desenvolvidos com base em templates prontos acaba sendo mais baixo, apesar de que não necessariamente isso seja um problema, uma vez que os temas permitem um bom nível de customização — levando em consideração algumas limitações, como veremos no item abaixo — e também porque a qualidade dos templates faz com que acabe valendo a pena.

Na verdade, o fator determinante para que o site não fique exatamente igual ao modelo padrão do tema, será a capacidade que o desenvolvedor terá para customizá-lo a partir das opções disponíveis, utilizando-se do design para diferenciar a aparência final do site com a do template original, através da combinação de cores, ícones, imagens e outros elementos.

– Não permite tantas customizações

Os templates não são completamente customizáveis, pois não é possível alterar algumas estruturas e funcionalidades originais dos temas, mas mesmo assim, a maioria deles permite inúmeras possibilidades de configurações estruturais, além de permitir a customização e alteração das cores, fontes, ícones, imagens, cabeçalhos, rodapés, entre outros elementos, o que já possibilita uma personalização considerável.

É importante ressaltar que empresas sérias são transparentes ao vender um site com base em um template pronto, uma vez que o cliente precisa estar ciente de todas as limitações que envolvem estes modelos.


Considerações finais


A regra não é a mesma para todos. Enquanto algumas empresas precisam de um site totalmente personalizado para conseguir transmitir a sua mensagem, outras podem conseguir uma boa presença na internet com um
site barato. Vai depender muito de negócio para negócio.

Mas em relação ao melhor custo-benefício para os micro e pequenos empreendedores que procuram um site barato e profissional, nós indicamos os templates prontos, pois precisam de um tempo menor para ficar prontos e não exigem um investimento tão alto quanto um site feito do zero.

Apesar de parecer um valor ainda alto, o retorno que a escolha de um template profissional e amigável aos mecanismos de busca pode trazer, acaba compensando o investimento inicial. O que não pode é economizar justamente nessa hora e depois sair dizendo por aí que a internet não funciona ou que não traz resultados, quando na verdade é o seu site não funcionou.

E lembre-se sempre de contratar os serviços de uma empresa séria, pois este tipo de serviço exige pessoas capacitadas e que prestem todo o suporte necessário ao seu site.

Clique para solicitar um orçamento!

Comentários

Comentários