O Verdadeiro Papel de um Site Institucional Competitivo nos Dias de Hoje

site institucional

O Verdadeiro Papel de um Site Institucional Competitivo nos Dias de Hoje

Já aconteceu com você de pesquisar uma determinada empresa no Google, esperando encontrar um site institucional, mas acabar não encontrando, ou então encontrar, mas ao acessá-lo, não conseguir achar as informações que procurava?

Acredito que sim.

E quando isso ocorre, é normal ficar desapontado. Provavelmente a sua impressão sobre a empresa também não será das melhores, pois isso transmite falta de profissionalismo, despreparo, ou até mesmo descaso da empresa com seus clientes e potenciais clientes.

 

A realidade atual da internet brasileira

Atualmente, muitas pessoas fazem o primeiro contato com empresas através da internet, seja por meio dos mecanismos de buscas, das redes sociais, ou de qualquer outra forma, que na maioria dos casos acabam direcionando o usuário para um site institucional.

Isso faz da internet um ambiente extremamente favorável aos negócios, principalmente quando levamos em conta o número de usuário no Brasil atualmente.

Conforme podemos ver na imagem abaixo, a última pesquisa realizada pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), divulgada em 2016, revela que 58% da população brasileira acessa a internet, o que representa 120 milhões de pessoas.

acessos a sites na internet

Desse total, cerca de 106 milhões (89%) acessam por meio de celulares, que é o dispositivo mais utilizado para acessar à internet, fazendo obrigatória a questão da responsividade.

Além desses números, esta pesquisa também revela que 58% desses usuários procura informações sobre produtos e serviços na internet antes de realizar uma compra, prática cada vez mais utilizada e decisiva na trajetória de compra dos consumidores, que prova o quão importante é estar presente na internet.

Outro dado importante é que 77% dos internautas utiliza redes sociais, como o Facebook e o Instagram por exemplo, que vem sendo muito exploradas por empresas para gerar tráfego em seus sites.

 

O que é um site institucional?

Designamos como site Institucional, todos os sites que fornecem informações relacionadas a uma determinada empresa, bem como seus produtos ou serviços, mas que não fazem vendas diretamente pela internet.

Normalmente estes sites apresentam a história e a cultura organizacional da empresa, fornecem informações detalhadas sobre os produtos ou serviços oferecidos por ela, disponibilizam informações de atendimento e contato, além de outras informações pertinentes ao negócio.

Isso possibilita que os clientes ou potenciais clientes se aprofundem nestas informações, principalmente sobre os produtos e serviços, antes de entrar em contato ou ir até o estabelecimento, o que facilita e agiliza uma boa parte do atendimento.

 

Quais as principais vantagens de um site institucional?

 

  • Cria uma presença digital própria e com a identidade da sua empresa;
  • Transmite profissionalismo e gera credibilidade para o seu negócio no ambiente digital;
  • É um poderoso canal de atendimento, relacionamento e prospecção de clientes;
  • Aumenta o alcance geográfico e as oportunidades de novos negócios;
  • É um canal que fica disponível 24 horas por dia, 365 dias por ano, o que possibilita ser acessado a qualquer momento;
  • Possibilita a sua empresa se tornar uma referência no mercado por meio da produção de conteúdo próprio.

 

 

Site institucional + blog + estratégias de marketing digital

 

Agora, se você realmente quiser transformar o seu site institucional em uma ferramenta para prospectar clientes e fazer negócios, você vai precisar muito mais do que uma página para apresentar a sua empresa ou para falar dos seus produtos ou serviços.

Você vai precisar de uma estratégia de marketing digital completa, que envolva não apenas o site, mas também as redes sociais — que devem ser integradas a ele — páginas de captura de e-mails, e-mails marketing, produção de conteúdo para o blog, técnicas de SEO, entre outros, sem esquecer da importância do design em tudo isso.

Por isso a existência de um blog em um site institucional é tão importante hoje em dia, pois ele acaba sendo o centro de todas estas ações, fazendo com que os seus clientes e potenciais clientes tenham motivos para voltar ao seu site regularmente.

Mas lembre-se de alimentar o seu blog com conteúdo de qualidade e que tenha relação com o seu negócio, de modo que tudo faça sentido para o seu público-alvo e não gere rejeição.

Quando você posta conteúdos que ajudam as pessoas de alguma maneira, seja informando, tirando dúvidas, ou até mesmo entregando algo de valor gratuitamente, isso faz com que elas vejam a sua empresa com “bons olhos”, afinal de contas, você estará ajudando-as antes mesmo de vender qualquer coisa.

Por isso, um site institucional vai muito além de um simples “cartão de visitas” online, como muitos costumas dizer.

 

Taxa de rejeição

 

Não basta você ter um site institucional e investir em links patrocinados — Google Adwords e Facebook Ads — se você não o mantiver atualizado e otimizado, se ele não tiver um bom design ou um bom conteúdo, ou então se ele não for responsivo (não adaptáveis aos dispositivos móveis).

Dessa forma, você literalmente estará jogando dinheiro fora, pois a taxa de rejeição do seu site será muito alta.

 

Principais motivos das taxas de rejeição de um site

 

  • Conteúdo superficial, ruim e/ou desatualizado;
  • Conteúdo não escaneável e/ou não relevante ao seu público-alvo;
  • Conteúdo não otimizado, que pode atrair o público errado;
  • Visual amador: layouts com péssimo design, falta de legibilidade e/ou leiturabilidade;
  • Poluição visual: excesso de informações, elementos e/ou efeitos desnecessários;
  • Interrupções: pop-ups ou vídeos e sons com reprodução automática;
  • Falta de organização e/ou dificuldade para o visitante encontrar o que procura;
  • Complexidade: excesso de etapas para a realização de uma ação;
  • Sites não responsivos e/ou ultrapassados;
  • Demora no carregamento das páginas.

 

A maioria dos itens listados acima se dão por falta de um investimento adequado na hora da criação de um site institucional, pois infelizmente, grande parte dos empresários acaba optando por fazer um site barato, ao invés de um site profissional.

A questão é: como é que uma empresa vai transmitir a credibilidade através de um site institucional amador? Difícil, não é?

 

Considerações finais

 

Agora você já sabe que um site institucional pode trazer inúmeros benefícios para o seu negócio.

Portanto, se você realmente pretende ter um site institucional competitivo, com o intuito de criar novas oportunidades de negócios para a sua empresa, leve em consideração tudo que foi mencionado neste artigo, ou então se conforme em lidar com os poucos acessos e os altos índices de rejeição.

Clique para solicitar um orçamento!

Comentários

Comentários