7 Itens Indispensáveis para o Site do seu Negócio (Você não Pode Ignorar o #5)

itens indispensáveis em um site profissional

7 Itens Indispensáveis para o Site do seu Negócio (Você não Pode Ignorar o #5)

Você sabe porque sua empresa precisa ter um site profissional?

No mundo dos negócios a importância da internet é indiscutível.

O que é mais comum hoje em dia?

Uma pessoa pesquisar sobre uma empresa ou serviço em um catálogo ou lista telefônica impressa, ou abrir seu computador, tablet ou smartphone para fazer a busca no Google?

Em meio a esta realidade, possuir um site profissional para o seu negócio já deixou – há muito tempo – de ser uma opção.

Na verdade, posso afirmar que isso já se tornou uma regra para todas as empresas, e que a disputa não está mais entre ter ou não ter um site, mas sim na qualidade do site.

Portanto este artigo serve somente para 2 perfis de pessoas:

Perfil 1: Meu negócio não possui um site.

Perfil 2: Meu negócio possui um site, mas não sei se é um site profissional e responsivo.

Se você se encaixa em um desses dois perfis, você DEVE continuar lendo este artigo.

7 itens que não podem faltar em um site profissional

Não faltam motivos para sua empresa ter um site profissional, mas vou mostrar neste artigo os 7 itens que considero indispensáveis quando falamos de sites para empresas:

  • Possuir um domínio próprio
  • Investir em design
  • SEO
  • Design responsivo
  • Utilizar um sistema de gerenciamento de conteúdo
  • Conteúdo profissional
  • Analisar métricas com o Google Analytics

 

1. Domínio e e-mail próprios

domínio e e-mails próprios são essenciais para o site

Credibilidade e confiança são basicamente os fatores mais importantes na internet, pois assim como em muitas outras áreas do nosso país, a internet também é um ambiente onde pessoas sem caráter aproveitam para cometer crimes e fraudes.

O primeiro passo para criar um site profissional é registrar um domínio, por exemplo: www.minhaempresa.com.br.

Apesar de existirem outras diversas terminações, as mais utilizadas (e recomendadas) são .com.br ou .com.

Outra vantagem de possuir um domínio próprio é a possibilidade de criar contas de e-mail profissionais. Qual das opções abaixo transmite mais seriedade?

Opção 1: contatodaminhaempresa@gmail.com

Opção 2: contato@minhaempresa.com

É importante atentar-se que é necessário investir na compra de um domínio e de uma hospedagem de qualidade para manter o site da sua empresa online.

E também não indicamos utilizar plataformas para criação de sites em suas versões gratuitas, pois a autoridade do domínio não será sua, e sim das empresas por trás das plataformas. Por exemplo:

minhaempresa.blogspot.com

minhaempresa.wix.com

minhaempresa.wordpress.com

 

2. Invista em design e não destrua a credibilidade da sua marca

invista em design para ter credibilidade

Um pouco mais sobre credibilidade…

O design é outro ponto de extrema importância para um site profissional.

Um estudo sobre confiança e desconfiança em websites, conduzido pela pesquisadora Elizabeth Sillence e sua equipe, revelou que, em 94% das vezes, a falta de confiança dos visitantes estava relacionada aos problemas de design encontrados.

Com esta estatística quase que unânime em mãos, podemos afirmar que as chances de um novo visitante não confiar no website da sua empresa é de 94%, “simplesmente” pelo seu design.

Portanto, investir em um bom design que contemple os principais aspectos de usabilidade é fundamental para proporcionar uma experiência agradável e eficaz para o usuário.

 

3. Otimização para mecanismos de busca (SEO)

seo - otimização para mecanismos de busca

SEO é a sigla para Search Engine Optimization, traduzido em português para Otimização de Sites para Mecanismos de Busca.

Mas o que de fato é SEO?

SEO é um conjunto de estratégias utilizadas nos sites para melhorar a posição das suas páginas nos mecanismos de busca como o Google, Bing, Yahoo, entre outros.

Um exemplo para facilitar o entendimento:

Quando um usuário digita uma determinada palavra no Google, o objetivo do trabalho é fazer com que uma ou mais páginas do seu site apareça entre os primeiros resultados.

É muito importante não confundir os resultados orgânicos com os resultados patrocinados (pagos), uma vez que os resultados patrocinados no Google aparecem com a tag “anúncio”.

As técnicas de SEO são implementadas em todo o conteúdo interno do site e também existem alguns fatores externos que ajudam a melhorar o posicionamento, como por exemplo, links de outras páginas de autoridade para o seu site e também links em redes sociais.

O trabalho de SEO é de médio/longo prazo, pois possui relação direta com o engajamento social do conteúdo produzido e com a confiança dos buscadores em seu website.

 

4. Sistema de gerenciamento de conteúdo

Wordpress, um sistema de gerenciamento de conteúdo

CMS é a sigla para Content Management System (Sistema de Gerenciamento de Conteúdo).

Existem diversos sistemas de gerenciamento de conteúdo no mercado como o WordPress.org, Joomla, Drupal, entre outros. Dentre os citados, o CMS que domina o mercado de websites é o WordPress.

Além de gratuito, o que não dispensa a compra de um domínio e de um plano de hospedagem, o WordPress é um CMS baseado em PHP que permite ao usuário a instalação de temas exclusivos e plugins adicionais, a fim de facilitar e atender as mais diversas necessidades.

Os sites construídos em WordPress também são bem vistos pelo Google, melhorando assim a sua indexação no mecanismo de busca e facilitando o trabalho de SEO.

O próprio site da Expressa Design foi totalmente construído nesta plataforma.

 

5. Design responsivo

site profissional

O que é um site responsivo?

Site responsivo é um site que se adapta automaticamente ao tamanho da tela do usuário de cada dispositivo, seja um PC, um tablet ou um smartphone.

O site responsivo é flexível e o seu conteúdo pode ser acessado perfeitamente, independente do tamanho da tela do dispositivo que está exibindo o site.

Quando o site é acessado através de um smartphone, por exemplo, os elementos e os conteúdos do site se reorganizam para uma melhor visualização, priorizando a informação e a experiência do usuário.

E eu com isso?

O uso da internet através de dispositivos móveis disparou nos últimos anos. No ano passado, o próprio Google anunciou que a quantidade de buscas feitas através de dispositivos móveis superou as buscas feitas em PCs.

Portanto, a tendência é que esse número de acessos via mobile fique cada vez maior e, tanto o Google como os outros buscadores, passem a dar ainda mais importância e relevância para os sites responsivos.

Se quiser ver exatamente como funciona um site responsivo você pode acessar o nosso site em seu tablet ou smartphone, ou então aumentar e diminuir esta janela em seu navegador, para ver as diferenças e como o conteúdo se reorganiza.

 

6. Conteúdo e imagens profissionais

um site profissional deve apresentar conteúdos e imagens profissionais

De nada adianta ter um site bonito, amigável, moderno e responsivo, mas com um conteúdo amador.

É importante que o texto do seu site esteja bem escrito, bem formatado, coerente e de fácil entendimento. Se você não gosta ou não possui aptidão para o ato da escrita, deve pensar seriamente em contratar um redator ou adicionar este serviço quando for contratar a criação de um site.

No meio da internet é comum depararmos com a expressão “conteúdo é rei”.

Eu realmente acredito que essa expressão é verdadeira e faz sentido, desde que o conteúdo de qualidade esteja aliado a todos os outros itens já apresentados neste artigo.

O conteúdo deve ser elaborado e planejado estrategicamente com base nas necessidades do público que você deseja atingir. Para isso existem alguns métodos que podem auxiliar nesse processo, como por exemplo a criação de personas.

Com o conteúdo certo e segmentado para o público certo você conseguirá chamar a atenção de quem realmente interessa para o seu negócio, aumentando o engajamento dessas pessoas com o seu site e com a sua marca.

Da mesma forma se dá o conteúdo fotográfico e as imagens utilizadas no site. Nesse caso você pode contratar um fotógrafo profissional para tirar fotos exclusivas da sua empresa, produto ou serviço; contratar um ilustrador ou um designer para criar imagens exclusivas; ou então adquirir algumas imagens profissionais em algum banco de imagens pago.

E caso você acredite que ainda não é hora de fazer este investimento, deixamos abaixo uma pequena seleção com bancos de imagens gratuitos:

http://pt.freeimages.com

https://visualhunt.com

https://unsplash.com

http://www.freedigitalphotos.net

https://www.pexels.com

No caso dos bancos de imagens gratuitos listados acima, a única ressalva é que a chance de encontrar a mesma imagem em outro site é maior.

 

7. Google Analytics

utilize o google analytics para analisar métricas

O Google Analytics é uma das melhores ferramentas gratuitas de monitoramento e análise de tráfego existente no mercado, capaz de oferecer informações quanto ao número de visitantes por período, origem de tráfego, tempo no site, tecnologias utilizadas pelos visitantes, taxa de rejeição, etc.

Observar e analisar essas métricas é fundamental para a tomada de decisões estratégicas em relação a melhorias no site, conhecimento do público, elaboração e segmentação de campanhas patrocinadas, etc.

Esta é uma ferramenta bem completa e possui diversas outras funções avançadas para uma análise mais profunda e detalhada. Você pode conhecer melhor e criar sua conta gratuitamente no site do Google Analytics.

Se você chegou até aqui, tenho a certeza que já entendeu a importância de possuir um site para o seu negócio, pois como foi dito anteriormente, isso já deixou — há muito tempo — de ser apenas mais uma opção.

Vale lembrar que ter um site profissional no ar é apenas o primeiro passo para o sucesso do seu negócio na internet. Outras estratégias como a produção de conteúdo para um blog corporativo, captura de leads, e-mail marketing, presença consistente em mídias sociais, entre outras, devem ser implementadas posteriormente. Ficou com alguma dúvida? Então deixa um comentário abaixo!

Clique para solicitar um orçamento!

Comentários

Comentários