Como Criar seu Site Utilizando Templates para WordPress

criar site com templates para WordPress

Como Criar seu Site Utilizando Templates para WordPress

Depois de publicarmos o artigo “Site barato: como ter um site de qualidade sem investir muito”, algumas pessoas nos procuraram querendo saber mais sobre templates prontos, pois trata-se de uma alternativa mais barata para quem procura um site profissional e eficiente, mas que não dispõe de tantos recursos para investir em um site do zero.

Pensando nisso, resolvemos criar este artigo explicando um pouco mais sobre templates prontos, mais especificamente sobre templates para WordPress, que é o sistema de gerenciamento de conteúdo mais utilizado no mundo, inclusive o que utilizamos em nosso próprio site e também para os nossos clientes.

 

O que são templates para WordPress?

o que são templates para WordPress

Templates para WordPress são modelos de sites pré-existentes, com estruturas e funcionalidades pré-definidas, desenvolvidos especificamente para serem configurados e customizados dentro da plataforma WordPress.

Sites criados com base em templates prontos não são exclusivos e ainda possuem algumas limitações em relação a personalização, o que acaba justificando o seu custo mais baixo em relação aos sites criados do zero.

Porém, isso não necessariamente chega a ser um problema, uma vez que a maioria dos templates para WordPress permitem inúmeras possibilidades de adaptações estruturais, além da personalização e variação das cores, fontes, ícones, imagens, cabeçalhos, rodapés, entre outros elementos, o que já possibilita uma customização considerável.

O WordPress também disponibiliza uma série outros recursos avulsos que podem ser acrescentados aos templates através de plugins gratuitos ou pagos, conforme for a necessidade do projeto.

Portanto, se você se interessou pelo custo-benefício ao criar sites com base em templates para WordPress, e pretende fazer esse investimento, continue lendo este artigo e confira algumas dicas importantes para saber escolher o template ideal para o site da sua empresa.

 

1. Definição do conteúdo e das funcionalidades

templates para WordPress - conteúdo e funcionalidades

Na criação de sites que utilizam como base templates para WordPress, é preciso ficar atento com a qualidade do template e, principalmente, se ele possui as características ou funcionalidades que você deseja para o seu site, pois devido às limitações em relação a personalização dos templates, pode ficar inviável fazer algumas mudanças posteriormente.

Por isso, antes de comprar o primeiro template “bonitinho” que aparecer, é bom testá-lo e ver se ele tem todas as características que o site da sua empresa precisa, pois assim você garante que estará comprando o template que melhor se encaixa ao seu negócio.

E para saber realmente o que você quer, antes mesmo de começar a procurar o template adequado, mapeie todo o conteúdo que será colocado no site e liste todas as características que o template já deverá conter para que todas as informações sejam apresentadas como se espera, evitando assim, possíveis imprevistos no meio do caminho.

Atualmente, existem diversos sites que disponibilizam uma grande variedade de templates prontos para venda. No Theme Forest, alguns dos melhores e mais completos templates para WordPress, custam em média 60 dólares.

 

2. Usabilidade e navegabilidade

templates para WordPress - usabilidade e navegabilidade

Coloque-se no lugar do seu cliente e imagine se ele vai conseguir acessar as informações do seu site de maneira rápida, clara e intuitiva. Fique atento também com a estruturação do seu site, a navegação entre as páginas, a legibilidade dos textos e das fontes tipográficas, etc.

E em se tratando de usabilidade e navegabilidade, não podemos deixar de falar sobre a responsividade. Como já mostramos no artigo “Site responsivo: o que é e por que sua empresa deve ter um”, o uso de dispositivos móveis para acessar a internet já ultrapassou o de computadores, e atualmente o Google prioriza sites responsivos em suas buscas.

Portanto, quando for pesquisar templates para WordPress, escolha um que possua o layout responsivo, caso contrário procure outro, pois isso é imprescindível nos dias atuais, podendo impactar diretamente no seu negócio.

E mesmo que o template possua o layout responsivo, aconselhamos que você faça um teste e veja como ele se comporta em dispositivos móveis, ou então quando você diminui ou aumenta a janela do navegador do seu computador.

Alguns templates apresentam problemas de visualização em dispositivos móveis, ou não se adaptam exatamente como o esperado, então por isso é importante testar e escolher o mais adequado.

 

3. Personalização do template

templates para WordPress - personalização do template

O fator determinante para que os sites feitos com base em templates para WordPress não fiquem iguais ou muito parecidos uns aos outros, será a capacidade que cada desenvolvedor terá para customizá-los a partir das opções disponíveis, seja através da personalização ou variação das cores, fontes, ícones, imagens, cabeçalhos, rodapés, entre outros elementos.

Aliás, a pessoa que for fazer a personalização do template precisa ter um bom conhecimento, não só em WordPress, mas também em design e programas de edição de imagens, como por exemplo o Photoshop, para que o resultado final do site fique visualmente agradável para os usuários, pois de nada adianta você escolher um template maravilhoso na vitrine e transformá-lo em um verdadeiro show de horrores, utilizando corres berrantes e de péssimo contraste, ou imagens distorcidas e de má qualidade.

O uso de imagens de boa qualidade, assim como a escolha de cores e fontes tipográficas adequadas, são essenciais para que o site fique agradável visualmente e transmita profissionalismo.

Já tratamos em outras ocasiões sobre a importância do design para a comunicação das empresas, portanto, se você ficou interessado em saber mais, aconselho a leitura destes dois artigos: “Site profissional: 7 itens indispensáveis para o site do seu negócio” e “A importância do design na comunicação das empresas”.

Outro ponto também importante é a tradução de todos os campos que estiverem com as palavras em inglês. Muitas vezes estas traduções precisam ser feitas diretamente no código do site, portanto, se você não tiver o conhecimento necessário para fazê-las, será necessário contratar um profissional capacitado.

 

4. Na dúvida, contrate uma empresa especializada

templates para WordPress - empresa especializada

Muitas vezes, por falta de conhecimento, as pessoas não percebem toda a complexidade que existe por trás da interface de um site, que é composta por linhas e mais linhas de códigos que parecem não fazer sentido nenhum, mas que são imprescindíveis para que tudo funcione perfeitamente.

Uma única letra no lugar errado pode desconfigurar todas as páginas de um site, e se você não souber como e onde arrumar, você estará em apuros. E mesmo depois de um site pronto, sempre existirão atualizações a serem feitas, problemas a serem corrigidos, entre outras alterações que possam vir a ser necessárias para o seu bom funcionamento.

Tenha em mente que, além de escolher e comprar um entre os milhares de templates para WordPress disponíveis à venda, você também precisará baixar e instalar o tema no servidor, criar um banco de dados, configurar todas as páginas e a estrutura de navegação do site, customizar o layout, instalar e configurar plugins e inserir todo o conteúdo informacional — como textos, imagens, vídeos, links — de modo a deixá-lo funcionando perfeitamente e pronto para ser publicado na internet.

Portanto, cuidado ao comprar um template achando que pode dar conta de fazer tudo sozinho, pois se você não tiver um bom nível de conhecimento e familiaridade com a ferramenta, isso pode exigir de você muito tempo, trabalho e dor de cabeça.

É como diz aquele ditado “tempo é dinheiro”, portanto, se você não sabe absolutamente nada sobre as coisas mais básicas para a configuração e publicação de um site, você vai precisar contratar alguma empresa especializada para este serviço.

Afinal de contas, porque perder tempo tentando criar um site, com a chance de não conseguir ou então se deparar com diversos empecilhos, enquanto você poderia estar se dedicando mais ao seu negócio.

Além disso, ao contratar os serviços de uma empresa séria e especializada para desenvolver o seu site, você terá todo o suporte necessário para qualquer problema que venha acontecer. É a garantia de ter a quem recorrer.

 

Dica extra: Domínio e hospedagem

templates para WordPress - domínio e hospedagem

Se você realmente quer que a sua empresa transmita uma boa imagem na internet, independentemente se você vai criar um site do zero ou com base em templates para WordPress, é indispensável comprar um domínio próprio e contratar um serviço de hospedagem pago.

O domínio é o nome que as pessoas digitam para acessar o seu site, como por exemplo o nosso “www.expressadesign.com”. Perceba que todo domínio vem acompanhado de uma terminação, seja “.com”, “.com.br”, “.net”, entre outras tantas variações.

Em média, você vai investir cerca de 30 a 40 reais “por ano” para ter um domínio próprio. É isso mesmo, cerca de 30 a 40 reais “por ano”. Ou seja, um investimento irrisório para ter o seu próprio domínio.

Já a hospedagem é o serviço que você contrata para armazenar e disponibilizar o seu site na internet. Existem inúmeras empresas que oferecem esse tipo de serviço, e os valores variam muito conforme a empresa que você contratar e a sua necessidade, mas é possível encontrar serviços de hospedagem a partir de 15 reais por mês.

 

Considerações finais

templates para WordPress

Graças a evolução da internet e dos templates prontos, hoje em dia ficou muito mais fácil aos micro e pequenos empresários terem um site profissional, gerenciável e responsivo, sem investir tanto dinheiro, e agora você já sabe quais são os pontos primordiais a serem analisados na hora de escolher o template ideal para o site da sua empresa.

Se você ainda ficou com alguma dúvida e deseja saber mais, entre em contato com a gente ou então solicite um orçamento.

Clique para solicitar um orçamento!

Comentários

Comentários