Saiba como usar o WhatsApp no Atendimento da sua Empresa

Como usar o WhatsApp para empresas

Saiba como usar o WhatsApp no Atendimento da sua Empresa

Pequenas, médias e grandes empresas de todo o mundo já estão utilizando o WhatsApp para empresas de forma estratégica, para melhorar a qualidade do atendimento e se diferenciar da concorrência.

Dois anos após ser vendido para o Facebook por US$ 19 bilhões (R$ 67 bilhões), o WhatsApp atinge a marca de 1 bilhão de usuários, conforme mostra a imagem abaixo, retirada de publicação na página de Mark Zuckerberg dia 27 de abril de 2016.

Facebook Community Update 04.2016 - WhatsApp para empresas

Dessa forma é simples identificar que existe um grande potencial para empreendedores e empresários na utilização desta ferramenta, tanto na comunicação com seus clientes, quanto para aumentar suas vendas.

Uma das principais vantagens em utilizar o WhatsApp para empresas consiste na agilidade do contato com o consumidor. E o atendimento se dá de forma extremamente pessoal, facilitando a forma como seus clientes tiram dúvidas sobre os serviços ou produtos que o seu negócio oferece.

Você ainda poderá fazer campanhas, ofertas e promoções, deixando os clientes e prospects sempre atualizados sobre todas as novidades da sua empresa.

5 motivos para você utilizar o WhatsApp no seu negócio

Motivo 1 – Em 2015, o uso da internet em dispositivos móveis ultrapassou o uso em PCs.

Motivo 2 – O WhatsApp é uma plataforma sem custos e fácil de operar.

Motivo 3 – A maioria das pessoas mantém seus smartphones ao alcance na maior parte do dia e, segundo um estudo feito pela Nokia, os usuários checam as informações em média 150 vezes ao dia.

Motivo 4 – A taxa de entrega das mensagens é de 100%.

Motivo 5 – No Brasil, o WhatsApp é um dos aplicativos mais baixados nos dispositivos móveis.

Como utilizar o WhatsApp para empresas

WhatsApp para empresas

Para incluir o aplicativo como canal de comunicação com seus clientes, leads e prospects, você deve possuir um smartphone com acesso à internet para fazer a instalação do app no aparelho.

Você poderá instalar no seu próprio celular pessoal ou, o mais recomendado, é ter um aparelho e um número somente para o WhatsApp empresarial, a fim de não misturar seus contatos e assuntos pessoais com os empresariais. Após a instalação, adicione os seus contatos corporativos na agenda do smartphone.

Para que seus clientes fiquem sabendo desse novo canal de atendimento, divulgue o número do seu WhatsApp no site da sua empresa, na página de contatos, nos cartões de visitas, nos e-mails marketing e também nas redes sociais em que seu negócio está presente. 

Atente-se em ficar responsável por checar e responder as mensagens que começarão a chegar, ou delegue esta tarefa para alguma outra pessoa da sua equipe. E para evitar possíveis reclamações quanto à falta de atendimento, você também pode divulgar os horários em que o serviço de contato via WhatsApp estará disponível.

5 dicas para você usar o WhatsApp de forma estratégica

WhatsApp para empresas

1. Não faça SPAM

Assim como no e-mail marketing da sua empresa, no WhatsApp Marketing você também deve perguntar ao cliente se ele autoriza que você o adicione na sua lista de contatos, pois se muitos contatos começarem a bloquear o seu número você poderá até mesmo ter a sua conta banida.

2. Responda com agilidade

Agilidade no atendimento é fundamental. Seja rápido ao responder seus clientes. O ideal é retornar ainda no mesmo dia em que receber a mensagem.

3. Cuidado com erros gramaticais e de digitação

Fique atento e sempre revise as mensagens antes de enviar. Um simples erro de digitação pode causar uma má impressão por parte do seu contato.

4. Cuidado com o excesso

No início você pode começar enviando de uma a três mensagens por semana para a sua lista, para ir testando a aceitação do seu público. Após a implementação, envie no máximo uma ou duas mensagens por dia afim de não incomodar seus contatos com excesso de conteúdo.

5. Utilize a Lista de Transmissão Whatsapp

Ao invés de criar um grupo para se comunicar com seus contatos, utilize as listas de transmissão do WhatsApp. Esta é uma funcionalidade utilizada para o envio de uma mesma mensagem para vários contatos simultaneamente.

Cada lista de transmissão WhatsApp comporta um total de 256 contatos e o mais interessante é que as pessoas receberão a mensagem individualmente, dando a impressão que você enviou exclusivamente para ela.

Para utilizar este recurso é necessário que os destinatários tenham o seu número salvo na sua agenda, portanto sempre peça para seus clientes também adicionarem seu número do WhatsApp empresarial.

Conclusão

O mundo e as formas de comunicação estão em constante evolução, portanto, a melhor opção é que você esteja atento e aberto às mudanças e acompanhe essa evolução para não ficar para trás.

Com o crescimento tão acelerado do app no Brasil, a tendência é que cada vez mais pessoas passem a utilizar o WhatsApp para empresas como opção no relacionamento com seus clientes.

Clique para solicitar um orçamento!

Comentários

Comentários